Dicas de informática

Páginas: 19 (4501 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
BACKUP: INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE BACKUP
Recentemente tive que trocar um HD do meu micro que simplesmente parou de funcionar (provavelmente será um outro artigo pois é um caso bem interessante), e aproveitei para migrar para o Windows 7 e atualizar alguns outros programas (MS Office, Thunderbird, etc), e comecei por restaurar o que podia dos meus backups.
Em cima desse caso, vou ver se preparoalguns artigos especificos sobre backup. O que fazer, programas, que arquivos manter backup, automatização, etc... Enfim, quem já passou por uma "atualização de disco traumática", ou atualização de sistema, ou qualquer outra necessidade de recuperar arquivos e programas sabe o quão chato é saber que alguma coisa você tinha esquecido de manter uma cópia, e agora não tem como recuperar.
Paracomplicar, muitas pessoas atualmente trabalham em home office, o local de trabalho é em algum comodo de casa ou próximo, ou trabalham em pequenas empresas, o que normalmente implica em não haver um "departamento" da empresa (e técnicos) específico para acompanhar problemas como backup ou recuperação de dados.
A solução para a maioria dessas situações é utilizar um bom programa de backup, automatizar aomáximo as rotinas de backup, e claro, utilizar um local SEGURO para armazenar o backup.
Mas... para ficar "realmente" precavido, é bom primeiro você "planejar" o seu backup, ou seja:
* O que deve ser copiado?
* Que programas?
* Que dados?
* Frequencia do backup
* Local de backup
Enfim, gaste uma horinha, coloque tudo no papel, anote tudo! E depois é só procurar osprogramas necessários, o hardware necessário e criar uma ROTINA (seja de forma automática pelo sistema ou mesmo manual com um lembrete de papel para você não se esquecer)!
O mais importante é: esteja CERTO de tudo que você quer manter seguro, periodicamente reveja seus conteúdos, e SEMPRE lembre-se de manter o backup atualizado.
Bom, vamos então à parte prática:
QUE TIPO DE BACKUP?
Parece simples deresponder: o que manter backup, mas nem sempre é assim.
IMAGEM DE DISCO:
A maneira mais SIMPLES que temos na decisão "do que" manter backup é: TUDO! Ou seja, sistema, programas, dados, etc.
Esta solução (backup de tudo), funcionará na maioria dos casos! Ela consiste em fazer um backup "TIPO IMAGEM DE CONTEÚDO" do HD, ou seja, é criada uma imagem física do seu HD em outro HD ou em um arquivo,utilizando ou o próprio hardware (função RAID encontrada em algumas máquinas... você poderá conhecer mais sobre RAID aqui mesmo na área de Dicas clicando AQUI), ou programas específicos para isto como o Norton Ghost ou o Drive Image ou mesmo o Clonezilla (este freeware) dentre outros. O Windows 7 já oferece um backup na sua ferramenta nativa de backup (confesso que ainda não testei, mas em breveirei fazer isto como um artigo, pois se funcionar bem, é menos um programa para instalar).

A grande vantagem desta solução é que você simplesmente garante que terá um sistema no ar quase que instantaneamente se houver algum problema no seu disco.
A grande desvantagem é que este tipo de backup funcionará somente para restaurar em um sistema de hardware IDENTICO, ou seja, se a sua placa mãe pifar,e você for instalar uma nova, esta solução não irá atender. Do mesmo modo, se você for fazer algum "upgrade" (de SO ou de programa), ela também não irá atender.
Outro problema é que você terá o desperdício praticamente de um disco (ou do espaço correspondente a um no caso de programas de imagem de HD), para poder manter este backup.
BACKUP SELETIVO DE DADOS:
Esta maneira é a que dá maistrabalho, porém permite que você seletivamente escolha o que deseja manter cópia e fazê-lo com uma periodicidade adequada. No caso de um upgrade de programa, de sistema operacional, de placa-mãe, esta será a unica maneira que permitirá restaurar o conteúdo numa máquina totalmente nova, com novo hardware diferente do anterior.
Basicamente você selecionará o que deseja fazer backup (arquivos de dados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dicas de informatica
  • Dicas
  • Dicas
  • dicas
  • dicas
  • Dicas
  • dicas
  • dica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!