Dicas de empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DICAS

• O que levar em conta no planejamento do negócio:
O mercado: pesquise, pesquise, pesquise. Visite concorrentes e estude bem o mercado onde pretende se estabelecer.
O público: coloque nopapel quem são seus clientes (classe, gênero, formação, onde estão e do que gostam). Tome todas as decisões necessárias com essas pessoas em mente. Do que eles gostam? Como vivem?
O ponto: vaiprecisar de um local? Comece antes a pesquisar preços de aluguel e localização adequada. Essa etapa é, às vezes, bem demorada!
A infraestrutura: precisará de móveis? De equipamentos? Faça orçamentos.Precisará de estoque? Calcule os gastos com esta despesa.
Os fornecedores: contate-os antes de abrir o negócio e tenha sempre mais de um fornecedor. Assim, você não se torna refém caso um deles falhe.
Oinvestimento: Some aos gastos iniciais com móveis, estoque e eventuais equipamentos seis meses de aluguel (se houver) e uma quantia de reserva para despesas fixas como água, luz e telefone.Multiplique esta última por seis também. Esta é a verba inicial para você montar um negócio.
• O que considerar ao firmar uma sociedade:
Não basta querer que dê certo: tem que cultivar, diariamente, orespeito e a confiança para que uma sociedade seja duradoura.
Confiança total: quando um dos sócios precisa se ausentar, deve estar seguro de que o outro cuidará do negócio com o mesmo afinco.
Mesmosalvos: os objetivos devem ser os mesmos, ou existe o risco de os sócios brigarem a cada decisão tomada.
No papel: ao montar o contrato social, é imprescindível que se estabeleçam as atribuições de cadaum. Uma boa ideia é adotar a administração compartilhada, para que todos saibam o que está acontecendo e nenhum se sinta traído.
• Tanto os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa EconômicaFederal, quanto os privados – Bradesco e Itaú, por exemplo – têm linhas de crédito voltadas às microempresas. É só bater na porta deles para conhecer os pacotes de taxas de juros e prazos.
Mas não...
tracking img