Dicas administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A estratégia da empresa abrange o conjunto de suas decisões sobre o negócio, o mercado e o setor em que atua.
Há vários aspectos a analisar ao se desenhar a estratégia e diferentes modelos nos ajudam a colocar estes aspectos em foco. Nesta seção sintetizamos alguns destes modelos úteis para criar e evoluir a estratégia de qualquer negócio. Cada modelo funciona como uma lente que destaca certosaspectos do mundo observado, mas ofusca outros. Portanto, cabe ao gestor escolher a lente adequada dependendo daquilo que pretende observar no mundo onde sua empresa atua.
A reflexão estratégica é um processo estruturado de elaborar e tentar responder perguntas sobre "o que fazer para colher resultados hoje e o que plantar para preparar a colheita de amanhã".
A ênfase exagerada no curto-prazobloqueia a percepção das mudanças e a capacidade de inovação. Olhar apenas para o futuro, por outro lado, tira de foco das decisões imediatas que garantem a sobrevivência e constroem a capacidade de investir na inovação. O equilíbrio entre agora e amanhã é o objetivo de toda reflexão estratégica.
Para ilustrar esse compromisso entre o agora e o daqui há pouco podemos recorrer à metáfora de umacorrida derally.
O piloto mantém sua atenção no contexto pontual, no aqui e agora: na próxima curva, no próximo minuto, na próxima mudança que exige uma ação com o volante ou os pedais.
Já o navegador tem sua atenção voltada para o contexto global: o mapa, o ritmo da corrida, o desenho da estrada à frente, as rotas alternativas, a previsão do tempo.
A capacidade de integração entre motorista enavegador em um rally aumenta suas chances de sucesso. A integração entre ação no curto prazo e prospecção de tendências e planejamento de ações no médio e longo prazos contribuem para o sucesso da empresa.

Muitas perguntas devem ser respondidas no desenho de uma estratégia de negócio (com o auxílio das "lentes" citadas no item Estratégia). 
Por exemplo:

Sobre o mercado
* Quem são ospotenciais (ou atuais) clientes?
* O que eles desejam, precisam ou podem passar a desejar se conhecerem ou experiementarem?
* Que razões eles têm para escolher meu produto frente às demais opções?
* Como posso/devo comunicar ao mercado minhas vantagens?

Sobre a concorrência
* O que sei sobre meus concorrentes e seus produtos?
* Que valor os clientes reconhecem neles?
* Queestratégia adotam: preço baixo ou diferenciação?
* O que além de produtos como os meus concorre pelo orçamento dos clientes?
Sobre seu posicionamento
* Como busco conquistar e manter meus clientes?
* Praticando preços baixos, oferecendo descontos, prêmios e promoções, cobrindo o desconto dos concorrentes?
* Oferecendo algo mais do que o usual, projetando e incorporando inovaçõesperiodicamente, grantindo e melhorando a qualidade de produtos e serviços?

Um modelo consagrado para analisar a correlação de forças em um setor empresarial foi apresentado por Michael Porter no livro Estratégia Competitiva. Neste contexto, o termo indústria significa um determinado setor empresarial, podendo ser empregado para referir-se também ao setor de serviços. O modelo representa de formagráfica e sintética as forças que agem entre os agentes que atuam em um setor: concorrentes estabelecidos, seus fornecedores, seus clientes atuais e potenciais, novos entrantes (concorrentes chegando ao mercado) e substitutos (produtos diferentes, mas que cumprem função semelhante ou eliminam as necessidades hoje atendidas).
Em 2001, Porter publicou o artigo Strategy and the Internet, onde analisacomo as então novas formas de comunicação entre empresas e indivíduos (propiciadas pela Internet) poderiam afetar a correlação de forças em uma indústria e, portanto, como deveriam ser levadas em conta na formulação da estratégia competitiva de cada empresa.

Porter chamava a atenção que a Internet e a convergência digital (integrando as tecnologias de informação, telecomunicações e mídia)...
tracking img