Dica prática integradora módulo 6.2 unisebcoc

Páginas: 5 (1135 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
Disciplina: Administração Financeira de Curto Prazo Módulo: 6.2

Docente: Prof. Me. Murilo Carneiro Data de Postagem: 29/09/2011

PRÁTICA INTEGRADORA Dicas para elaboração
Durante a elaboração da prática integradora, em relação à disciplina de Administração Financeira de Curto Prazo, os alunos que estão cursando o módulo 6.2 deverão abordar quatro tópicos, que são tratados, respectivamente,nos capítulos 2, 3, 4, 5 e 6 da apostila.

1) Cite e comente quais serão as instituições do sistema financeiro nacional com as quais a empresa irá se relacionar (no mínimo três); Dicas: no capítulo 2 da apostila de Administração Financeira de Curto Prazo, que trata do tema Mercado Financeiro, são apresentadas as diversas instituições que compõem o Sistema Financeiro Nacional. Dentre asinstituições apresentadas, o aluno deverá citar três com as quais a empresa escolhida para a prática integradora irá se relacionar. Além de citar as instituições, o aluno deverá apresentar o “motivo” que gerará o relacionamento, assim como os tipos de produtos ou serviços que serão utilizados. Exemplo: o supermercado “Compre mais e melhor”, por fazer vendas a prazo por meio de cheques pré-datados, terá quese relacionar com uma Factoring, visando utilizar a operação de desconto de recebíveis.

2) Projete o prazo do ciclo de caixa de um dos produtos e o valor das despesas anuais da empresa. Posteriormente, calcule o valor do Caixa Mínimo Operacional (CMO);

Dicas: nos capítulos 3 e 4 da apostila de Administração Financeira de Curto Prazo, que tratam dos temas Gestão do Capital de Giro e Gestão deDisponibilidades, são apresentadas definições sobre ciclo de caixa e Caixa Mínimo Operacional (CMO). Utilizando como auxílio as definições apresentadas, o aluno deverá demonstrar os prazos do ciclo de caixa de um dos produtos da empresa escolhida para a prática integradora e calcular o valor do Caixa Mínimo Operacional (CMO). Exemplo: o supermercado “Compre mais e melhor” possui um mix grande deprodutos, porém, será abordado apenas o produto “requeijão”.



Ciclo de caixa: o produto requeijão fica estocado, em média, 15 dias até ser vendido. O fornecedor oferece 30 dias para o pagamento do produto. A empresa oferece aos seus clientes um prazo de 30 dias para pagamento, por meio de cheques pré-datados. Diante desses dados, o ciclo de caixa da empresa é de 15 dias.

Compra daMercadoria

Venda da Mercadoria

Pagamento da Mercadoria

Recebimento da Mercadoria vendida

Prazo de estocagem da mercadoria

Prazo de recebimento da mercadoria vendida

15 dias

15 dias

15 dias

Ciclo de Caixa = 15 dias

Ciclo Operacional = 45 dias



Caixa Mínimo Operacional (CMO): para efeito de simplificação, o valor do CMO será calculado com base no prazo do ciclo decaixa do produto requeijão. A empresa projeta desembolsar $ 145.000,00 para pagar suas despesas anuais.

Giro de Caixa =

Período Ciclo de Caixa

CMO = Projeção das Despesas Anuais Giro de Caixa CMO = 145.000,00 24 CMO = $ 6.041,67

Giro de Caixa = 360 15 Giro de Caixa = 24 vezes ao ano

3) Cite e comente os seis elementos que comporão a política de crédito da empresa (padrões de crédito,prazo de crédito, descontos financeiros, limite de crédito, taxas de juros e garantias). Posteriormente, comente se a política adotada é arrojada ou conservadora;

Dicas: no capítulo 5 da apostila de Administração Financeira de Curto Prazo, que trata do tema Gestão de Valores a Receber, são apresentadas definições sobre os seis elementos que compõem a política de crédito de uma empresa.Utilizando como auxílio as definições apresentadas, o aluno deverá citar e comentar as características dos seis elementos que comporão a política de crédito da empresa escolhida para a prática integradora e, posteriormente, comentar se a política adotada é arrojada ou conservadora. Exemplo: o supermercado “Compre mais e melhor” oferece à seus clientes a possibilidade das compras serem pagas a prazo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prática integradora 6.2 uniseb
  • Prática integradora 6.2 uniseb
  • Prática integradora 6.2 uniseb
  • Pratica Integradora 6.2
  • Prática Integradora 6.2
  • Prática integradora modulo 4.1
  • Prática Integradora modulo 3.1
  • PRÁTICA INTEGRADORA MÓDULO 4.1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!