Dibs caso clinico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dibs - Em busca de si mesmo

1) Identificação:
O estudo de caso conta a historia de uma criança do sexo masculino que tem cinco anos de idade chamada Dibs. Sua mãe era uma cirurgiã a qual deixoude trabalhar logo após o nascimento de Dibs, e logo depois se dedicou também a sua outra filha, Dorothy que nascera depois. Seu pai era um conhecido cientista, e com eles também morou sua avó, queapós um tempo mudou-se para outra cidade.
Dibs no presente momento freqüentava uma escola particular, destinada exclusivamente a crianças de três a sete anos de idade, instalada numa antiga e belamansão, e esta no maternal.
Após relatos das professoras e Dibs que ele é uma criança muito agressiva, e tem comportamentos muito diferente dos seus colegas, a escola resolveu recorrer a uma psicólogapara estudar melhor o caso.
2)Queixa Principal:
Logo na primeira sessão de ludoterapia, Dibs começa a relatar em forma de brincar algumas questões importantes, como em uma de suas primeiras falasna sessão; portas trancadas, não. Portas trancadas, não. Portas trancadas, não. Sua voz trazia um apelo de desesperada urgência. (AXLINE, 1973, p. 39)
Ao brincar com a casinha de bonecas, Dibsdescobre que as paredes são removíveis, então começa a afastá-las uma a uma e então diz: - Não gosto de paredes. Dibs não gosta de paredes. Joga fora, bem longe, todas as paredes, Dibs. Ele então começa alibertar-se das paredes que parecem estar o asfixiando. (AXLINE, 1973, p.40)

Características Clinicas:
Dibs, uma criança que não falava, não brincava e que vivia perdido em si mesmo, quandocomeçou a freqüentar a escola não falava nada e jamais se arriscava a sair de sua cadeira. No período em que ia para a escola, ele permanecia calado, sentado e imóvel, depois de algumas semanas ameaçoulevantar-se, e começou a engatinhar em volta da sala, quando alguém se aproximava, Dibs ficava como uma bola no chão e não se mexia mais, em alguns momentos era agressivo demais gritando sem parar,...
tracking img