Diarreia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diarreia é daquelas doenças que todo mundo vai ter pelo menos uma vez durante a vida. A maioria das pessoas apresenta pelo menos um episódio por ano. Na verdade, diarreia não é uma doença, mas sim uma manifestação comum de várias doenças diferentes do trato gastrointestinal.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a diarreia:
* O que é diarreia.
* Como funciona a digestão.* Causas comuns de diarreia.
* Sintomas da diarreia.
* Sinais de gravidade da diarreia.
* Tratamento da diarreia.
O que é diarreia?

Tecnicamente chamamos de diarreia toda vez que evacuamos mais de 200g de fezes por dia. Ninguém precisa pesar as fezes para saber se está com diarreia ou não. Prefiro a definição que diz que diarreia é a evacuação de fezes pastosas ou liquidasefetuada mais de três vezes por dia.

Identificar diarreia é muito fácil, mas por que ela ocorre?

Bom, mais uma vez, para entender uma doença, é necessário entender o funcionamento normal do organismo, neste caso, do sistema digestivo (ou digestório).

Como funciona a digestão?

Digestão é diferente de absorção. Digerir é o processo de quebrar compostos grandes em moléculas pequenas osuficientes para serem absorvidas. Primeiro se digere os alimentos para depois podermos absorvê-los. Se os alimentos não forem digeridos, os intestinos não conseguem absorvê-los, sendo os mesmos eliminados nas fezes.

Após ingerirmos um alimento qualquer, ele desce pelo esôfago até o estômago. O estômago tem três funções básicas: matar germes presentes nos alimentos através do seu pH baixo (muitoácido), quebrar moléculas grandes em moléculas pequenas para posterior absorção em outros segmentos do trato digestivo e armazenar comida, liberando para o duodeno os alimentos processados em velocidade constante.

|
Esôfago-estômago-duodeno |
Ao sair do estômago, o alimento chega ao duodeno, a primeira parte do intestino delgado. O duodeno recebe as secreções do pâncreas e da vesícula biliar.O pâncreas libera o suco pancreático, um líquido rico em bicarbonato que ajuda a diminuir a acidez dos alimentos vindos do estômago. O suco pancreático  também é rico em enzimas que fazem parte do processo de digestão de proteínas, carboidratos e gorduras (leia: PANCREATITE CRÔNICA E PANCREATITE AGUDA).

A vesícula biliar produz a bile, que é a responsável pela coloração das fezes e peladigestão de gorduras, colesterol e algumas vitaminas (A,D,E e K).

Após o duodeno, temos o jejuno e o íleo, respectivamente 2º e 3º partes do intestino delgado. Jejuno e íleo formam a maior parte do nosso sistema digestivo, podendo chegar a 6 metros de comprimento. Esta é a região onde ocorre a maior parte da absorção dos alimentos digeridos. O intestino delgado é responsável pela absorção de mais oumenos 1 litro de água.

Ao sair do intestino delgado, todo material que não foi absorvido chega ao cólon (intestino grosso). O cólon tem aproximadamente 1,5 metros e é colonizado por mais de 700 espécies de bactérias que participam da digestão dos elementos ainda não digeridos, principalmente fibras e polissacarídeos (carboidratos com moléculas complexas). Essa digestão realizada pelasbactérias do cólon é que causa os gases intestinais ( leia: GASES INTESTINAIS). Porém, a função básica do intestino grosso é reabsorver a água presente no conteúdo alimentar e eliminada nas secreções ao longo do trato digestivo, formando fezes sólidas ao final deste processo. O cólon reabsorve até 19 litros de água por dia.

Portanto, para resumir, podemos dizer que:
1. Estômago e o duodeno, com oauxílio do pâncreas e da vesícula, digerem os alimentos.
2. O intestino delgado (jejuno e íleo) absorvem grande parte dos nutrientes digeridos e um pouco de água.
3. O cólon absorve uma grande quantidade de água e um pouco de nutrientes digeridos. 

Tudo o que não foi digerido ou absorvido ao final do cólon sai nas fezes.

Principais causas de diarreia:

1. Intoxicação alimentar

Mais de...
tracking img