Diario de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIÁRIO DE CAMPO DIA 28/ 09/ 2008

Tema Gerador: Ampliação do conhecimento sobre o processo de constituição de adultos, e sua relação com o contexto histórico e cultural.

Objetivo

• Avaliar os processos de determinação dos fenômenos e processos psicológicos constituintes ou definidores adultos e idosos na sua interação com o contexto físico e social em que esses adultos e idosos vivempor meio da caracterização da ocorrência de fenômenos psicológicos e identificar possíveis determinantes dessa ocorrência.
• Relacionar os processos e fenômenos identificados e caracterizados nas observações com o conhecimento sobre Psicologia Social e Processo de Constituição do Sujeito, Psicopatologia, Desenvolvimento Psicológico em Adultos e ou Idosos, Avaliação Psicológica por meio deTestes Projetivos e com as matrizes do pensamento, Gestalt, Fenomenologia e Existencialismo.

Metodologia utilizada: Observação direta.

Resultados alcançados: Adulto de meia idade do sexo feminino 53 anos, cabelos e olhos castanhos, 1,55 de altura, acima do peso com roupas despojadas pelo fato de estar em casa, mostrando sinais de preocupação e aflição, tanto nos comportamentos corporaisinquietação constante dos pés e mãos, expressão facial desanimada quando na voz, apresentando constantes alterações entre timidez e êxtase residente na cidade de Vacaria (RS). Há sinais de depressão na entrevistada, segundo a Psicopatologia a depressão é uma doença marcada por mudanças extremas no comportamento, energia e ânimo de uma pessoa. Não é uma doença "de cabeça". Ela afeta tanto a mente quanto ocorpo. É bem diferente de estar triste ou "deprê". Sentimentos ocasionais de tristeza são normais e podem ter inúmeras causas. Na depressão, sentimentos de tristeza são fora de proporção e nem sempre se relacionam a causas externas. Pessoas que não sofrem de depressão lidam com seus problemas (internos e externos) sem ficarem incapacitadas. O mesmo não acontece com depressivos. A doença interferena habilidade pessoal de trabalhar, dormir, se relacionar, comer, de gostar de atividades antes consideradas prazerosas.

A observação se deu em um edifício onde o individuo possui residência, no primeiro momento utilizou a observação direta, senti necessidade de conversar com a mulher, após apresentar o convite para a entrevista, vendo sua grande necessidade de falar sobre aquilo que estavalhe incomodando, ela aceitou eu expliquei do que se tratava e que poderia fazer as anotações posteriormente. Poderíamos ter aplicado o teste de Apercepção Temática (TAT), que é a forma pessoal de elaborar uma experiência revela a atitude e a estrutura do individuo frente à realidade experenciada. A personologia de Murray procura considerar o indivíduo naquilo que tem mais próprio na sua relaçãoconsigo e com o mundo. Essa singularidade é o que o TAT procura revelar. Trata-se, pois, de um teste projetivo. Ela estava em casa quando recebeu um comunicado pelo interfone que seu filho que estava participando de um desfile tradicionalista referente ao dia 20 de setembro, havia bebido e caído do cavalo logo ela foi ao encontro dele, encontrou-o em péssimas condições ao vela agrediu-a verbalmenteonde colocou que se sentia desprezado pela mãe e deixado em segundo plano em comparação com as irmãs, ela tem 3 filhos um homem de 29 anos, mais duas mulheres de 20 e 26 anos.

Falou também de uma filha que ele tem fora do casamento, sendo essa ela apresenta claramente rejeição culpa a mãe por ajudar a menina e mante-la em seu âmbito familiar, ela nos conta que assumiu a pensão da menina, de 13anos após o filho ser preso por faltar com a mesma. Voltando para casa, nervosa e angustiada ela não quis ir para seu apartamento, E segundo a Gestalt a teoria de figura e fundo, é que a percepção é seletiva, quando ela diz que fica nervosa e angustiada, é a figura.

Dirigiu-se logo para sua vizinha a qual ela possui vínculos de amizade, neste ao qual nos encontrávamos. Aqui poderia ser feita a...
tracking img