DIANE GARABINI ativid 01 PPDGP

7774 palavras 32 páginas
Portal Educação
Pós Graduação em Gestão Pública

Planejamento, Plano Diretor e Gestor de Projetos – Atividade 01

Diane Garabini Nobre de Oliveira

Abril 2015

Atividade 01

Com base nas informações sobre a construção da visão de Futuro, em nível nacional, como recurso para o Planejamento Governamental, apresente quais os principais tópicos ou dimensões necessárias para construção da Visão de Futuro do Planejamento governamental em nível municipal. A resposta poderá ser apresentada em forma de gráfico ou não.

Resolução:

Conforme estudamos neste módulo, os principais tópicos ou dimensões necessárias para construção da Visão de Futuro do Planejamento Governamental no âmbito municipal
O planejamento local e regional é uma necessidade econômica, ambiental, social e política para os municípios preocupados com qualidade de vida adequada de seus munícipes. O objetivo é propor uma metodologia para projeto de planejamento estratégico municipal.
O planejamento estratégico municipal pode se constituir em um instrumento de política pública relevante para o planejamento e desenvolvimento local e regional. Principalmente pelas dificuldades dos recursos financeiros nos municípios, pela obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, pela exigência do Estatuto da Cidade e pelas pressões dos munícipes e dos interessados na cidade. Tais interessados também podem ser chamados de atores sociais ou stakeholders, residentes ou não no município. Essas pressões podem ser minimizadas pela elaboração e implementação de um planejamento estratégico participativo nos municípios, pois pode propiciar o envolvimento coletivo dos cidadãos com seus anseios e pode descentralizar e compartilhar as decisões dos administradores locais.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Gustavo Segabinazzi Saldanha
Frederico Brider Peixoto
Rolando Juan Soliz Estrada RESUMO Devido às constantes mudanças sociais, econômicas, políticas e legais, as administrações

Relacionados