Diamantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DE SANGUE
Instituto Superior de Ciências Socias e Politicas
Os Conflitos Étnicos e Interculturais
Marina Pignatelli

Análise do Filme


“DIAMANTES DE SANGE”

Trabalho realizado por:
Margarida Russiano
Nº212412

10 de Novembro de 2012
Introdução

Este trabalho surgiu quando a Prof. Marina Pinatelli nos proporcionou a visualização de um filme sobre um conflito,nomeadamente em Serra Leoa. O objetivo do trabalho era aa análise do filme com o relacionamento e interligação da matéria dada na cadeira de Tensões e Conflitos interculturais.
Os diamantes de sangue causaram a morte de milhões de pessoas, pois serviam como meio para financiar a guerra de Serra Leoa em 1999, que foi considerada um conflito politico. A luta entre um Governo corrupto e uma frenterevolucionária com membros que praticavam o massacre da população resultou num conflito, “onde a condição legal que permite a dois ou mais grupos hostis manter um conflito pela força das armas”.

A guerra civil de Serra Leoa danificou a infraestrutura do país, e causou danos às pessoas e à vida quotidiana: todos têm uma história para contar.
Os diamantes de conflito vêm de áreas dominadas porrebeldes especialmente em Africa e são usados na compra de armas. Em serra Leoa, quando descobriram as jazidas em Kono, os rebeldes perceberam que era o único jeito de obter financiamento. Se os rebeldes trabalhassem em fazendas, não teriam o apoio necessário e a guerra teria acabado há anos, e muitas das pessoas ainda teriam os seus membros.
É neste sentido que é positivo afirmar que o conflitoretratado no filme “Diamantes de sangue” é um processo social multidimensional que pode servir de catalisador para a transformação pessoal, social e politica de todo um país. Neste particular caso, a energia conflitiva foi negativa, uma vez que, mais de 10 mil pessoas tiveram os membros mutilados, uma vez que era a marca registada RUF. (No caso das mãos cortadas, impediria as pessoas votarem). Istoservia como estratégia para expulsar as pessoas das regiões que a RUF queria dominar, que no caso, eram as zonas diamantíferas.
Este tipo de conflito tem diferentes tipos de intensidade. Um conflito é um tipo de relação que não é harmonioso, nem cooperante, mas também não se confunde com hostilidade nem com tensão. Podendo assumir várias intensidades, traduz a ideia de uma escalada para aviolência. Que resulta de um jogo de forças entre quem a exerce e quem sofre (geralmente o poder está desigualmente repartido em detrimento de quem a sofre). Especificamente e encaixando na análise do filme, a RUF e o Governo lutavam pelo controlo das jazidas, enquanto que o povo era mutilado, massacrado e escravizado.
Quais foram as vantagens que as jazidas trouxeram para estes países? Nenhuma, foramuma maldição. O que os moradores destas regiões ganharam? Miséria, escravidão, morte e doença.
Enquanto os habitantes de quatro zonas de África sofriam, os diamantes eram comercializados livremente no mercado mundial. Estima-se que de 10% a 15% dos diamantes do mercado mundial vinham de zonas de conflito.
Cecil Rhode queria criar um império e controlar não só a produção das suas terras, como ade outras propriedades. Com o aumento da produção no final nos anos 1800 ele percebeu que o preço do produto poderia cair, se todos os diamantes extraídos fossem colocados no mercado, assim, criou um monopólio mundial para evitar isso. Com o monopólio, ele comprava diamantes e controlava as vendas de acordo com a demanda. Na verdade, os diamantes não são raros. O valor vem do controlo e regulaçãoda oferta para que não haja um a invasão de diamantes no mercado. Devido a uma campanha inteligente da De beers que associava a um diamante, à promessa de amor eterno, o famoso anel de noivado intitulada “um diamante é para sempre”, perceberam que as pessoas pagariam uma boa quantia para comprar diamantes como prova de amor.

A guerra de Serra Leoa era financiada pela venda de diamantes...
tracking img