Diamante azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatores de degradação da Represa Billings

O desenvolvimento urbano é uma da maiores causas da degradação dos mananciais. Os loteamentos clandestinos, não podendo ser atendidos pela infra-estrutura básica de saneamento, acabam despejando seus esgotos nos mananciais, trazendo materiais orgânicos, coliformes e agrotóxicos de plantações próximas dos mananciais. Desta forma, não só a qualidade masa possibilidade de uso destas águas, ficam cada vez mais prejudicadas. Além disso, os recursos hídricos estão sendo comprometidos por desequilíbrios ambientais resultantes do desmatamento e uso indevido do solo.

O crescimento populacional em áreas de mananciais gera a impermeabilização do solo, remoção florestal, aumento de lançamento direto de lixo e esgoto e a localização de aterrossanitários em mananciais. Esta pressão traz como efeitos à qualidade da água o aumento da DBO, coliformes e outros contaminantes. Entre as empresas de saneamento do Brasil, o desenvolvimento urbano foi considerado o fator que mais afeta a conservação dos mananciais. A imagem mostra uma foto de satélite da Represa Billings onde se vê o avanço da urbanização (em tons avermelhados) sobre a área do manancial(as áreas negras).

Os fatores industriais acarretam a redução da disponibilidade da água e a competição pela água de boa qualidade para fins de abastecimento público e industrial, próximo a centros urbanos, competindo por um recurso com qualidade cada vez mais baixa.

Os problemas rurais são influenciados inicialmente pela ampliação da fronteira agrícola, onde o impacto caracteriza-seprincipalmente pela derrubada da mata. A magnitude do impacto relaciona-se ao uso e manejo do solo adotado pela prática agrícola. De maneira geral, a agricultura está degradando paulatinamente os recursos pela erosão do solo e o uso indiscriminado dos adubos nitrogenados e agrotóxicos, onde há a geração de agentes contaminantes na água. Estes fatores e seus efeitos não ocorrem de forma isolada, havendo umainterrelação dos fatores urbanos, industriais e rurais na degradação dos mananciais e consequentemente na qualidade da água.

Avanço da Urbanização Sobre uma Área de Manancial










Sucatas de veiculos encontrados na represa Billings, após a água ter baixado de nivel, em consequência de estiagem.



Garrafas pet, eletrodomésticos, bonecas, sofás, vaso sanitário e monitor decomputador são alguns dos itens do lixo despejado na represa Billings, que recebe 400 toneladas de entulho por dia, de acordo com a Sabesp.

A falta de saneamento é outro problema, que faz com que bairros da zona sul próximos à represa, como Parque Primavera, Balneário São Francisco e Santa Terezinha, despejem esgoto em suas águas.

Metais pesados

O fundo das represas Billings estácontaminado com metais pesados. Chumbo, cobre, níquel e zinco são alguns dos elementos químicos encontrados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Segundo eles, a contaminação dos sedimentos pode comprometer a qualidade da água e a exposição prolongada pode provocar câncer.

A contaminação do solo dos reservatórios, que abastecem 4,5 milhões de pessoas na capital e na Grande São Paulo, éatribuída ao esgoto despejado irregularmente por casas e indústrias. Em alguns trechos, os pesquisadores detectaram cobre 30 vezes acima do nível de segurança recomendado por agências internacionais de saúde.

Esgoto jogado na represa sem tratamento




Adubação verde com Leguminosas

A adubação verde é uma prática agrícola que consiste no plantio de espécies capazes de reciclar osnutrientes presentes no solo para torná-lo mais fértil e mais produtivo. O uso de adubos verdes pode reduzir o uso de fertilizantes minerais, garantindo a conservação dos recursos naturais.

Essa prática permite uma economia considerável para o pequeno produtor, pois reduz ou até elimina o uso de fertilizantes minerais, produtos caros. Para fazer uma boa adubação verde o agricultor deve escolher...
tracking img