Dialogo rubem alves e gilberto dimenstein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao analisar o diálogo entre Rubem Alves e Gilberto Dimenstein, percebe-se que o mesmo leva a comparação do ambiente escolar, seus métodos de ensino e aprendizagem; ao mundo fora da escola.
De acordocom o diálogo para Rubem Alves a escola (o brinquedo-presente) não o entusiasmou, assim como para Calvin (o menino no qual Rubem se inspirou), ou seja, o brinquedo não era estimulante; porém a caixa(o Mundo) o encantou, foi o que o levou a pensar. Já para Gilberto Dimenstein nem mesmo a caixa o estimulou.
O diálogo entre Rubem e Gilberto retrata com clareza o quanto a escola e o professor temque mudar. As rotinas das escolas tradicionais se transformaram em normas, os alunos são obrigados a fazer o que não querem e a pensar o que não querem pensar; dessa forma o aluno se arrasta paracumprir seus deveres escolares sem aprender o que lhes são passados. Eles são forçados a cumprir regras e normas impostas pela escola sem interesse em realmente aprender, por falta de encantamento, por nãoterem a curiosidade estimulada, apenas passam de ano.
O que vemos dentro das atividades escolares é um verdadeiro descompasso entre os programas escolares (metodologia e didática) e a curiosidade, opensar do aluno. Dessa forma o que encanta os alunos, assim como o que encantava Rubem era o fascínio que o Mundo fora da escola possui em fazer com que o aluno possa pensar, criar, buscarconhecimento e aprender mesmo que com erros; pois é errando que se aprender; mais que com os acertos.
Gilberto e Rubem falam também dos seus problemas na escola em relação aos rótulos e discriminações quepassaram; um por ser judeu e o outro por ser protestante; isso nos mostra como a escola não está preparada para receber sua clientela (aluno), o que acontece até os dias de hoje.
Sendo assim podemosdizer que a escola deve estar sempre buscando ideias e situações para que o aluno esteja sempre estimulado em buscar conhecimento, ou seja, a escola não deve deixar a curiosidade acabar. Para que isso...
tracking img