Dialogando com o corpo, a arte e a educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Uberaba

Curso de Serviço social

PROJETO DANÇA CORPO E MENTE
Dialogando com o corpo, a arte e a educação

Gandu-Bahia
Outubro de 2011
PROJETO DANÇA CORPO E MENTE
Dialogando com o corpo, a arte e a educação

Equipe de elaboração participativa
Alunas do V Semestre do curso de Serviço Social
Tutora: Gilmara
Discentes:

Projeto Social de intervenção paraavaliação do curso de Bacharelado em Serviço Social, da Universidade de Uberaba tendo como Tutora Gilmara Vasconcelos e graduandas, Angela Maria,Genilda Ferreira, Gislene Neves, Valdirene Gomes, Vanessa Medeiros e Vanuza Dias.

Gandu-Bahia
Outubro de 2011

SUMÁRIO

1. Introdução--------------------------------------------------------------------- 01
2.Justificativa------------------------------------------------------------------- 02
3. Objetivos (Geral e Específico)------------------------------------------ 02
4. Publico alvo------------------------------------------------------------------ 02
5. Metas, Metodologia e Recursos-------------------------------------- 03
6. Avaliação eCronograma------------------------------------------------ 04
7. Tabela 1.1-------------------------------------------------------------------- 05
8. Referência------------------------------------------------------------------- 06

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa propiciar aos Assistentes Sociais, os fundamentos básicos e necessários para o conhecimento do campo de atuação, que envolve a priorização dobem comum na assistência a educação. A elaboração deste projeto apresenta intervenções na área da educação, como um contexto sistemático integral e abrangentes que envolve a inclusão sócio-cultural como reorganização do modelo educacional, baseado em princípios e praticas que priorizam a participação da família na escola.
O profissional de serviço social coleta dados dos usuários por meio deobservação livre, entrevista semi-estruturada, consulta a documentos, visitas domiciliares ou ate mesmo estudo de caso. Após apropriar-se das informações coletadas, o Assistente Social atua de forma acolhedora e comprometida com as pessoas assistidas.

2- JUSTIFICATIVA

A rede educacional de escolas públicas dos Estados brasileiros vem sofrendo grandes questões social, cultural, ético-politicoe econômico ao longo de décadas. Sabemos que a educação é um direito de todos e dever do Estado, mas o mesmo não disponibiliza de recursos materiais e humanos necessários e práticos para efetivação desses direitos. Diante dessa problematização, vem se desenvolvendo ações de assistência, buscando atender aos problemas mais comuns existentes no âmbito educacional, além de promover o desenvolvimentointegral da assistência, permitindo o controle social, contudo é transparente a deficiência na qualidade da educação no país. Através da dança e da musicalidade, os alunos interagem melhorando o comportamento em grupo e principalmente no laço familiar.

3- OBJETIVOS GERAIS

Identificar os eventuais problemas existentes nas escolas públicas na atualidade, com a inclusão da família nos projetoseducacionais, despertando o interesse dos alunos para os valores éticos, morais e sócio-culturais e para os conteúdos programáticos, envolvendo os mesmos em atividades que se identifiquem, tornando-os comprometidos com o futuro e buscando soluções para os problemas existentes.

3.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar situações e problemas para diagnosticar soluções para a temática daevasão escolar;
- Oportunizar recursos humanos, econômicos e materiais e econômicos para uma educação de qualidade;
- Contribuir para o combate a discriminação sócio cultural, sexual e racial; através da arte da dança e musicalidade à todos sem distinção, explorando assim o potencial artístico de cada um e também dando melhores condições físicas e mentais para todos que assim desejarem.
-...
tracking img