Dialetica moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIALÉTICA MODERNA

INTRODUZINDO A DIALÉTICA?

Depois de pensar um pouco sobre o fato de existir, Sofia não pôde deixar de pensar que um dia desapareceria.Estou vivendo no mundo agora, pensou. Mas um dia terei desaparecido. Será que há vida após a morte? Também sobre esta questão o gato não fazia a menor idéia. Há pouco tempo a avó de Sofia tinha morrido. Por mais de meio ano, Sofia sentiatodos os dias a falta que sua avó lhe fazia. Não era injusto que um dia a vida tivesse um fim?
Cismada, Sofia parou num instante no passeio de saibro. Tentou concentrar todo o seu pensamento no ato de existir, a fim de esquecer que um dia deixaria de existir. Mas não conseguia. No mesmo instante em que se concentrava no fato de existir, pensava também que um dia morreria. E o mesmo ocorria aocontrário: só quando sentiu intensamente que um dia desapareceria é que pôde entender exatamente o quanto a vida era infinitamente valiosa. E quanto maior e mais clara era uma face da moeda, tanto maior e mais clara se tornava a outra. Vida e morte eram os dois lados de uma mesma coisa.
Não se pode experimentar a sensação de existir sem se experimentar a certeza que se tem de morrer, pensou. E éigualmente impossível pensar que se tem de morrer sem pensar ao mesmo tempo em como vida é fantástica.
Sofia lembrou-se de que sua avó dissera algo semelhante no dia em que soube de sua doença. Só agora entendo o quanto a vida é rica – foram suas palavras.
(Jostein GAARDER, O Mundo de Sofia, p. 16-7)


1. INTRODUÇÃO: A palavra dialética tem sido usada para designar diversas coisas, nãonecessariamente díspares. Antes bastantes aparentadas. Assim já foi entendida como a arte do diálogo, a arte do discurso, a arte da argumentação e semelhantes. É usada desde os primórdios da filosofia, na Grécia. Foi usada por Heráclito, Sócrates, Platão e Aristóteles, entre outros. Nos Tempos Modernos, coube a Hegel revivescer o termo e buscar precisar o seu conceito, que posteriormente foi estudadotambém por Feuerbach e Marx, que deram novas interpretações para o significado da dialética. Hoje, pode-se dizer que dialética é um modo de ver a realidade que a interpreta como permanentemente em mudança e que explica a mudança pelo princípio de contradição. Essa interpretação da realidade se apresenta em duas linhas fundamentais: a dialética idealista e dialética materialista. A primeiraaparece no pensamento de Hegel. A outra está no pensamento de Mrx, introduzida, porém, por Feuerbach, que enfatiza o conceito de alienação.
2. HEGEL E SUA DIALÉTICA IDEALISTA: Georg Wilhelm Friedrich HEGEL (1770-1831) é o elaborador da dialética moderna. De família pequeno-burguesa, fez sólidos estudos clássicos e também estudos de filosofia e teologia para formar-se Pastor da Igreja Luterana .Trabalhou como professor, jornalista e diretor de escola secundária até tornar-se professor das universidade de Heidelberg, primeiro e, depois, na de Berlim. Seu pensamento no que tem de mais essencial abrange a explicação do ser, uma nova visão da lógica e as leis da dialética.
 Explicação do ser: O Ser é a Razão Absoluta. A Razão ou Idéia Absoluta é a realidade profunda das cosas. Cada momentoparticular no mundo nada mais é que um aspecto ou um momento da Idéia Absoluta que evolui, que se aperfeiçoa, que se manifesta como processo histórico. A Idéia, de início adormecida, dissimulada, como que estranha a si mesma, “alienada” no universo, surge cada vez mais manifestamente como ordem, como liberdade, como consciência. Esse progresso da Idéia continua e se concluirá através da história doshomens (cf. Huisman e Vergez, 278). O ser, portanto, é uma manifestação progressiva e sempre mais aperfeiçoada de uma idéia que, inicialmente muito simples, se torna cada vez mais complexa e, por isso, cada vez mais perfeita. Como dizem Durozoi e Roussel, a Dialética Absoluta é a lei do pensamento que progredindo por negações sucessivas (tese, antítese), resolve as contradições chegando a...
tracking img