Diagrana de pareto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA PAULA RECK BRORING
JANE APARECIDA PAULINO

DIAGRAMA DE PARETO

Trabalho de graduação apresentado na disciplina de Qualidade nos Serviços Contábeis ao Centro Universitário FACVEST.

Profa. Beatriz Bizotto

LAGES
2012
DIAGRAMA DE PARETO

Tem este nome em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto que utilizou este método em 1897 para demonstrar a desigualdade na distribuiçãode renda e descobriu que 80% da riqueza estava concentrada em cerca de 20% da população, logo depois foi utilizado por Juan, grande mestre da qualidade, para classificar os problemas relacionados à qualidade em Triviais e Vitais.
- “poucos vitais” – representam poucos problemas que resultam em grandes perdas
- “muitos triviais” – representam muitos problemas que resultam em poucas perdas
ODiagrama de Pareto, também chamado de Curva ABC ou a regra dos 80/20, é um recurso gráfico usado pela administração para destacar os elementos de um grupo conforme sua importância, este diagrama permite a divisão do grupo em diversas partes.
Pode ser representado por gráfico de barras que possibilita melhor verificação das propriedades e estabelecimento de metas.
Este diagrama é utilizado pararessaltar a importância de cada item de uma lista, serve para esclarecer a relação ação / beneficio priorizando o melhor para a empresa.
Para a construção de um Gráfico de Pareto é preciso seguir os seguintes passos:
* Primeiro Passo: projetar a coleta de dados
* Segundo Passo: coletar os dados
* Terceiro Passo: tabelamento e cálculo do percentual
* Quarto Passo: gráfico depareto

Primeiro Passo: projetar a coleta de dados
A coleta de dados deve ser projetada já com a resposta para as seguintes perguntas:
* O que nós queremos saber?
* O que nós vamos registrar?
* Quais as variáveis para estratificação?
* Como será feita a coleta (definições operacionais)?
O planejamento da coleta de dados auxilia na definição do que irá ser medido, de forma aobter informações adequadas para a análise de Pareto, para que se possa priorizar a solução dos problemas.
No planejamento, é feita também a definição operacional: neste decide quem, onde, qual o modo e período da coleta das informações, neste deve-se informar o tempo da coleta e a periodicidade. O Planejamento da Coleta de Dados é fundamental para o sucesso da análise.
A estratificação consisteno agrupamento das informações sob vários pontos de vista, de modo a determinar o tipo de ação a ser tomada. O agrupamento da informação é feito com base em fatores apropriados que são conhecidos como fatores de estratificação.
A escolha do fator de estratificação é importante, pois, várias informações são coletadas, mas nem todas são relevantes para a solução do problema.

Segundo Passo:Coleta de Dados
Depois de determinado o projeto de coleta de dados, busca-se as informações para análise dentro dos parâmetros definidos.
A partir dos dados coletados faz-se o tabelamento e cálculo de percentual.

Terceiro Passo: Tabelamento e Cálculo de Percentual
Nesta etapa, com base nos dados obtidos, realiza-se o tabelamento dos problemas e calcula-se o percentual de cada problema dentro doespaço amostral.
É interessante também fazer a tabela dos percentuais acumulados para se ter uma idéia de qual o grupo formará os 80% dos problemas.

Quarto Passo: Gráfico de Pareto
Com base nos dados tabelados elabora-se o Gráfico de Pareto.
O Gráfico de Pareto possui dois eixos verticais: no eixo à esquerda utiliza-se o número de ocorrências, em valor absoluto. No eixo à direita, o valoracumulado em porcentagem.
O diagrama é demonstrado da seguinte forma: eixo X os problemas e no y, o número de ocorrência. O gráfico deve ser construído, na ordem da tabela, ou seja, primeiro o problema que apresentou o maior número de ocorrências, e assim, do maior para o menor, mantendo-se o outros no término do gráfico.
Em seguida elabora-se gráfico de linhas, representando o acumulado X...
tracking img