Diagrama de streckeisen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAGRAMA DE STRECKEISEN
Os Diagramas QAPF são diagramas concebidos por Streckeisen (1967), nos quais é feita a classificação de rochas plutônicas e vulcânicas de acordo com a composição modal das rochas em questão. A sigla representa as iniciais dos minerais cujas modas entram na classificação: Q representa quartzo; A representa feldspato alcalino; P representa plagioclásio; e F representafeldspatóide.
Os quatro parâmetros são Streckeisen duplo triângulo:
1. Q 1. Q = Cuarzo y otros minerales de SiO 2 . = Minerais de quartzo e outros de SiO 2.
2 . 2. A = Feldespato alcalino (feldespato potásico incluido pertita y albita con menos de 5% del componente anortita, sanidina). Um feldspato alcalino = (K-feldspato e albita pertita incluiu menos de 5% do componente de anortite, sanidina).3 . 3. P = Plagioclasa (An 5 a 100), scapolita. P = Plagioclásio (5-100 Um), scapolita.
4. F = Feldespatoides : leucita, calsilita, nefelina, sodalita, noseana, hauyna, cancrinita, analcima y los productos de transformación de estos minerales. 4: F = feldspatóides. Leucita calsilita, nefelina, sodalita, noseana, hauyna, cancrinite, analcima e produtos de transformação destes minerais.Rochas intrusivas plutônicas
1.no conhecido 9.monzodiorita 8.monzonita 10.diorita/gabro 11. Feldspato sienito 12. Feldspato Pagisienita 13.essexita 14.theralita 15. Foidolita
2. granito feldspato alcalino
3.granito
4.granodiorita
5.tonalita 6. Sienito

Rochas extrusivas vulcanicas
1.no conhecido 5.cuarzo-andesito 4.dacita 2.riolita 6.traquita 8.latita 9.latiandesita/basalto
11.fonolita10.andesita 14.tetrita/basanita 15.foidita
BASALTO: basalto é uma rocha ígnea eruptiva, cuja granulação é fina, em pequenos cristais. Em sua composição, o basalto é constituído de plagioclásico, piroxênio e em alguns casos por olivina.
Alguns minerais como os óxidos de ferro e o titânio também são encontrados. A rocha do basalto, referida como rocha basáltica, apresenta cor escura conhecidatecnicamente como rocha máfica. Esse tipo de rocha é muito utilizada na construção civil.
É proveniente de rocha vulcânica e, em estudos geológicos, é detectada pela sua cor escura, dureza e resistência, fatores que a fazem ser utilizada na pavimentação de ruas e estradas. Por seu uma pedra de origem vulcânica, é produzida em erupções que ocorrem nas dorsais meso-oceânicas (que dão origem à tectônica deplacas); derrames que formaram os platôs continentais; e em erupções menores como as que já ocorrem na arquipélago do Havaí.
É derivada de magmas básicos, magmas fluídos que tendem a emergir por serem menos densos que as rochas da crusta. Nesse processo, o magma chega até a superfície gerando o basalto.
Quando o basalto entra em contato com o granito (rocha mais clara) gera uma rocha escurecida.O conceito técnico de basalto é o seguinte:
“Basalto: Rocha ígnea vulcânica, escura, composta essencialmente de plagioclásio cálcico (An>50%) e piroxênios. Apresenta textura de grãos finos, podendo ter material vítreo em pequena quantidade. A composição química dos basaltos é muito constante, variando o teor de SiO2 entre 45 e 55%. Os teores de Cálcio, Ferro e Magnésio são elevados e o dePotássio é pequeno. O magma que deu origem aos basaltos é anidro, desta forma é raro encontrar minerais hidratados.”
As rochas mais encontradas na crosta são composta por basaltos, é uma rocha responsável por formar a crosta oceânica. Basicamente podem ser divididos em toleíticos e alcalinos.
Entre os minerais que formam o basalto, a magnetita é muito comum em sua composição, dando-lhe umcondicionamento magnético. O basalto são gerados a partir do manto por meio de fusão parcial de rochas ultramáficas.
Em áreas de rochas sedimentares, os derrames, diques e sills de basaltos são as únicas rochas que podem fornecer brita para a construção civil. Como pedra de talhe, o basalto é uma rocha mais fácil de ser partida em formato para a produção de paralelepípedos .
GRANITO: O granito é uma...
tracking img