Diagrama de kapp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diagrama de Kapp

O Diagrama de KAPP é uma construção geométrica que nos permite entender as diversas situações da regulação da unidade transformadora perante uma determinada carga aplicada aosecundário da referida.
Se for desenhado em escala apropriada, determina as tensões em vazio e em cargas de qualquer natureza colocadas no secundário da referida unidade.
Regulação Porcentual
Arelação estabelecida entre a queda de tensão interna à unidade sob estudo e a tensão em carga da mesma mostrada na forma porcentual, denomina-se Regulação porcentual.
Re%= VVazio-VCargaVCarga .100%
Aregulação porcentual é uma função dos parâmetros elétricos da unidade transformadora e das características da carga que é aplicada ao secundário da mesma. A regulação porcentual de uma unidadetransformadora pode ser positiva, negativa ou nula e depende da intensidade e do fator de potência da carga do secundário.

Construção do diagrama de KAPP

O diagrama de KAPP exige precisão e cuidado em suaconstrução, por ser uma construção geométrica.
O eixo das abscissas é o suporte da corrente de secundário:

Figura 1: Diagrama de KAPP

Neste diagrama da figura 1, temos:

VNM=RCCBT . IBTVON=XCCBT . IBT
VOM= ZCCBT . IBT

Pontos notáveis no diagrama de KAPP

Ao analisarmos o Diagrama de KAPP, podemos observar os pontos característicos ou pontos que caracterizam determinadassituações. Na figura 1 todos os pontos notáveis foram colocados, de forma que o Diagrama caracteriza todas as situações que possam se apresentar ao secundário de uma unidade transformadora, onde:
* Ponto L:indica que não existe carga que satisfaça essa condição;
* Ponto A: Trata-se de uma carga indutiva pura colocada no secundário da unidade transformadora. Essa carga coloca a tensão, adiantada 90ºem relação à corrente de secundário da unidade (indutor puro colocado no secundário da unidade transformadora);
* Ponto C: É a localização de uma carga resistivo-indutiva qualquer com fator...
tracking img