Diagrama de ishikawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES CBES
Qualidade de Alimentos 20

[pic]


Diagrama de Ishikawa – Seu funcionamento e contribuição para o processo da qualidade.


Daniel Garcia FerreiraSão Paulo 2010
O diagrama de Ishikawa se apresenta como uma ferramenta de qualidade muito eficiente na identificação das causas e efeitos com a maioria dos problemas detectados em umaorganização. Este diagrama é uma ferramenta utilizada para explorar e representar opiniões a respeito de fontes de variações em qualidade de processo.

O diagrama de Ishikawa representaa relação entre o “efeito” e todas as possíveis “causas” que podem estar contribuindo para este efeito.


O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta da qualidade e contribui paraidentificar as informações a respeito das causas do seu problema,, organizar e documentar as causas potenciais de um efeito ou característica de qualidade, ajuda a enfocar o aperfeiçoamentodo processo, envolve todos.


Seu funcionamento se baseia em uma análise de processo onde são identificados todos os problemas existentes para uma posterior análise e avaliação. Apósos problemas identificados o próximo passo é conhecer as principais causas para existência do problema, isto é realizado através de uma ferramenta chamada Brainstorming, “tempestade deidéias” onde cada um contribui com uma idéia possível das causas do problema, logo após o diagrama é montado à frente (no bico do peixo) coloca-se o efeito e nos elementos da espinha ascausas. A última etapa consiste em analisar as inúmeras causas de cada efeito e elaborar um plano de ação para atacar as causas fundamentais priorizadas.Referência Bibliográfica
1. FALCONI, V. O verdadeiro poder. Nova Lima: INDG Tecnologia e serviços Ltda, 2009. 158 p.


-----------------------








1

10
tracking img