Diagrama de gantt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAGRAMA DE GANTT

CURITIBA
2012

DIAGRAMA DE GANTT

CURITIBA
2012






Educação é aquilo que a maior parte das pessoas
recebem, muitos transmitem e poucos possuem.
Karl Kraus

RESUMO

Para que uma empresa sobreviva no mercado atual é preciso que esta se adapte
rapidamente às oscilações domercado e aos requisitos específicos do cliente. Para tal, é necessária a existência de uma melhoria contínua, uma crescente inovação, bem como uma concreta definição de estratégias, por isso é muito importante que os grandes gestores de empresas adotem como ponto crucial o gráfico de Gantt em seus planejamentos para a execução dos grandes projetos, sabendo que através dele as tarefas poderão sercumpridas dentro do prazo esperado pelo cliente.
O gráfico de Gantt é uma ferramenta ágil e prática que auxilia o planejamento de todas as tarefas que precisam ser cumpridas, quer diariamente, semanalmente ou mensalmente.
Com essa ferramenta é possível reduzir o tempo da execução das tarefas aplicadas, monitorar e acompanhar as atividades programadas de forma a cumprir o plano e modificá-la noque for necessário.
Este gráfico pode fornecer uma visão global do funcionamento efetivo do projeto, permitindo obter conclusões acerca das atividades realizadas, assim como o respectivo tempo despendido.
Desta forma, será possível efetuar uma comparação rigorosa entre as tarefas previstas e as efetivamente realizadas, com o objetivo de avaliar a qualidade do projeto.

Palavras-chave:Planejamento, tarefas, gráfico.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1:Diagrama de Gantt 12


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 10
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11
2.1 DIAGRAMA DE GANTT 11
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

O diagrama de GANTT, trata-se de um instrumento inventado em 1917 por Henry L. GANTT.
É um instrumento que permite o planejamento de tarefas necessárias para a realização de umprojeto.
Devida a facilidade de leitura do diagrama de GANTT, este instrumento é utilizado por quase todos os chefes de projetos de todos os setores, permitindo representar graficamente o adiantamento do projeto.
O Gráfico de Gantt é uma excelente ferramenta para avaliar rapidamente as tarefas individuais ao longo do tempo de um projeto, um elemento básico no gerenciamento de projetos.

2FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 DIAGRAMA DE GANTT

Dada a relativa facilidade de leitura dos diagramas Gantt, este instrumento é utilizado pela quase totalidade dos chefes de projeto de todos os setores. O diagrama Gantt representa um instrumento para o chefe de projeto, permitindo representar graficamente o adiantamento do projeto, mas é igualmente um bom meio de comunicação entre os diferentes tiposde um projeto.
Segundo Daychoum (2005, p. 46), “é o tipo de cronograma mais utilizado no gerenciamento de projetos, ele consiste de atividades graficamente visualizadas por meio de barras horizontais, com uma escala de tempo.”
Para Ulrich (2006, p. 41), “o Gantt é os estudos das analises de apreciação de risco, análise de grupo-alvo, análise operacional, apreciação financeira e devem serconduzidos por quem mais necessita de ser contactado”. O autor cita ainda que, este tipo de modalização é particularmente fácil de criar com uma simples folha de cálculo, mas existem instrumentos especializados cujo mais conhecido é a Microsoft Project. Existem, além disso, equivalentes livres (e gratuitos) deste tipo de software. Num diagrama de Gantt cada tarefa é representada por uma linha, enquanto ascolunas representam os dias, semanas ou meses do calendário de acordo com a duração do projeto. O tempo atribuído a uma tarefa modela-se por uma barra horizontal cuja extremidade esquerda é posicionada sobre a data prevista de arranque e a extremidade direita sobre a data prevista de fim de realização. As tarefas podem ligar-se seqüencialmente ou ser executadas em paralelo.
Se as tarefas se...
tracking img