Diagrama de fases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

DIAGRAMA DE FASES

ADILSON LUIS JONCK
BERNARDO DE SOUZA JOAQUIM JUNIOR
PROFESSORA MILLENA DA SILVA
Termodinâmica

Joinville - SC
2010
ADILSON LUIS JONCK
BERNARDO DE SOUZA JOAQUIM JUNIOR

DIAGRAMA DE FASES

Trabalho da disciplina de Termodinâmica do terceiro ano de Engenharia deProdução mecânica – Como um dos requisitos parciais para concluir a disciplina mencionada dentro do curso de graduação, sob orientação do professora Millena da Silva .

Joinville – SC
2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
DIAGRAMA DE FASES 5
Diagramas de Fases Binários 7
Diagramas de Fases Ternárias 13
Aplicações dos Diagramas ternários: 20
REFERÊNCIAS 22

INTRODUÇÃO

Será apresentado informaçõessobre as fases dos elementos ou compostos químicos. Abordando de forma simples através de representações gráficas a presentes fase da matéria, variável a sua temperatura, pressão e composição. Essas informações são utilizadas para entender o estipular o comportamento dos materiais. Nos diagramas normalmente é feito relação de temperatura e a composição de um sistema, mostrando as várias fases,modificando suas variáveis.

DIAGRAMA DE FASES

O diagrama de fase de uma substancia é um mapeamento que mostra as condições de temperatura e pressão em que as diferentes fases são termodinamicamente mais estáveis (Fig. 1.1). Por exemplo, no ponto A da Fig. 1.1, a fases vapor da substancia é termodinamicamente a mais estável, mas em B a fases liquida é mais estável.
As fronteiras entre as regiões,que são chamadas de curvas de equilíbrio, dão os valores de p e T nos quais as duas fases coexistem em equilíbrio. Por exemplo, se o sistema é preparado de modo a ter uma pressão e temperatura representadas pelo ponto C, então o liquido e seu vapor estão em equilíbrio (semelhante ao que ocorre entre a água liquida e o vapor de água a 1 atm e 100
ºC). Se a temperatura diminui, a pressãoconstante, o sistema se desloca para o ponto B, onde o liquido é estável (do mesmo modo que para a água a 1 atm e 100ºC). se a temperatura diminui ainda mais , ate atingir o ponto D, então a fase solida e a fase liquida estão em equilíbrio (assim como o gelo e a água liquida a 1 atm e 100ºC). Uma diminuição adicional da temperatura leva o sistema para a região onde só o solido é a fase estável.
Umdiagrama de fase típico, mostrando as regiões de pressão e temperatura em que cada fase é mais estável. As curvas de equilíbrio entre as fases (vêem-se nesta figura três curvas de equilíbrio) dão os valores de pressão e temperatura onde as três, separadas pela curva, estão em equilíbrio. O significado dos pontos A,B,C e E, é explicado no texto.

Fig. 1.1 Diagrama de fases.

CURVAS DE EQUILIBRIOA pressão do vapor em equilíbrio com sua fase condensada é denominada pressao do vapor da substancia. A pressao de vapor aumenta com a temperatura porque, quando a temperatura aumenta, mais moléculas têm energia suficiente para escapar do liquido.
A curva de equilíbrio líquido-vapor num diagrama de fases é a curva que representa a pressão de vapor versus a temperatura. Para determinar essacurva, podemos introduzir um liquido na extremidade superior de um barômetro de mercúrio, onde podemos admitir que praticamente exista vácuo, e medir de quanto à coluna diminuiu de altura. (Fig. 1.2). Para assegurar que a pressao exercida pelo vapor é realmente a pressao do vapor, temos que adicionar liquido suficiente para que um pouco permaneça depois do vapor se formar, pois, assim garantimos que asfases liquida e vapor estão em equilíbrio. Podemos, então, mudar a temperatura e determinar outro ponto da curva de equilíbrio (Fig. 1.3).
Suponha que usemos um pistão para aplicar uma pressao maior do que o vapor do liquido. Então o vapor desaparece, o pistão encosta na superfície do liquido e o sistema se desloca para um dos pontos na regia do liquido no diagrama de fases. Somente uma fase...
tracking img