Diagrama de classes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diagrama de Classes
O diagrama de classes é o mais importante diagrama da UML, ele está no centro da sua arquitetura e a partir desse diagrama outros diagramas são elaborados. O diagrama de classes é uma importante ferramenta para a documentação de um sistema ou produto de software, nesse sentido Melo (2002, p. 85) ressalta: “Se o protagonista de um sistema desenvolvido sob a análise orientada aobjetos é um objeto, nada mais justo do que termos onde documentar os objetos encontrados nos requisitos do sistema.”
Segundo Fowler (2000, p. 57), “Um diagrama de classes descreve os tipos de objetos no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos que existem entre eles”. As classes representam as propriedades e o comportamento de um conjunto de objetos em um sistema econseqüentemente, como essas classes não existem sozinhas, é importante também representar os seus relacionamentos.
O diagrama de classes é similar ao diagrama de Entidades-Relacionamentos da área de banco de dados, porém, ele se encontra em um nível de abstração de mais alto nível e contém uma importante diferença que é a de representar o comportamento da classe, ou seja, através de suas operações ou métodos.Portanto a persistência é uma importante característica no conceito desse diagrama, uma vez que, algumas classes podem representar, futuramente, em um projeto de sistema, entidades físicas implementadas no banco de dados do sistema. Guedes (2008, p. 75) fornece um bom relato dessa característica do diagrama de classes:
“Em muitos casos pode ser necessário preservar de maneira permanente os objetosde uma Classe, ou seja, esta deve ser persistente. Uma classe persistente apresenta muitas semelhanças com uma entidade como aquelas definidas no antigo Modelo Entidade-Relacionamento utilizado para definir as estruturas de tabelas em bancos de dados relacionais. [...] Na verdade o diagrama de classes foi intencionalmente projetado para ser uma evolução do Modelo Entidade-Relacionamento e podeser utilizado para modelar a estrutura lógica das tabelas que irão compor um banco de dados.”
A seguir serão apresentados os principais componentes do digrama de classe, juntamente com um exemplo ilustrativo. Os exemplos fazem parte de um pequeno estudo de caso que será apresentado de forma completa no final deste artigo e também em vídeo aula, não deixe de conferir.

CLASSES

As classes, nodiagrama de classes, são representadas por um retângulo com, normalmente, três divisões, a saber: o nome da classe, os atributos e as operações, esses dois últimos, com os seus tipos e respectivos escopos. É importante que o nome da classe seja uma palavra única, preferencialmente sem caracteres especiais e acentuados, isso evitará problemas na geração do código fonte do diagrama.

Em uma classeos ATRIBUTOS representam as propriedades da classe e as OPERAÇÕES, representam os métodos desta classe.
ASSOCIAÇÃO

As associações representam as relações entre as ocorrências das classes. É um tipo de relacionamento estrutural e estático entre as classes. As associações em um diagrama de classe definem os tipos de ligações que os objetos participam. BOOCH (2005, p. 452) usa o termo “associaçãobinária” para se referir a uma associação entre duas classes.

AGREGAÇÃO

Descreve uma relação de dependência entre duas classes, é a descrição de um relacionamento todo-parte ou “parte de”, também conhecido como um relacionamento do tipo HAS-A. É um caso particular de associação. Esse tipo de relacionamento traz os conceitos de responsabilidades entre classes. A agregação é um tipo derelacionamento que não força a destruição do conjunto, ou seja, uma vez destruído o objeto todo, não há obrigatoriedade da destruição do objeto parte, assim, no exemplo abaixo, mesmo se uma equipe “X” acabar, o jogador poderá fazer parte de outra equipe.

COMPOSIÇÃO

Também é a descrição de um relacionamento todo-parte ou “parte de”, é conhecido como HAS-A, mas neste caso o objeto parte pertence...
tracking img