Diagonostico pequena/media empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

1.1 Objetivo Geral

Desenvolver uma proposta de intervenção na empresa com o propósito de averiguar a eficiência e eficácia das práticas administrativas, tratando-se sobre clima organizacional, redução de custos a fim de se obter lucros satisfatórios, se mantendo no mercado, e melhoras a sistemática da empresa.

1.2 Justificativa/Importância

A Administração éuma ciência que permite às organizações melhores resultados pelo uso racional de seus recursos. Dessa forma, é possível conseguir melhor produtividade e qualidade nos produtos ou serviços oferecidos a seus clientes e, portanto, ter mais eficiência.
As organizações de menor porte têm características singulares. Diferem das grandes empresas quanto à quantidade de recursos disponíveis aodesenvolvimento de suas atividades, o que as tornam mais frágeis às dificuldades empresariais. É necessário às MPEs processos administrativos bem estruturados, custos controlados e uma equipe de trabalho motivada, para o alcance dos seus objetivos.
A empresa de pequeno porte, apesar de usufruírem de alguns benefícios legais, quanto ao pagamento de impostos, precisam planejar suas atividades eimplantar controle rigoroso de seus orçamentos para se mantiver em mercado tão competitivo.
Entretanto, o que se observa na prática, de maneira em geral, é que quanto menor a empresa, mais sua gestão é informal e centrada no senso comum, o que colabora para as estatísticas das empresas que sobrevivem por poucos anos.
É propósito deste trabalho verificar como a Empresa Agro Boiestá conduzindo suas atividades. Quanto de profissionalismo e informalidade existe na gestão dos negócios e quais práticas administrativas poderiam trazer melhores resultados aos empreendimentos.

1.3 Apresentação do ambiente de trabalho

Em 1980 surgia no Sul do Estado, mais especificamente em Rondonópolis, uma empresa especializada em comercio de insumos agropecuários com uma mentalidaderevolucionária para a época. Tratava-se de uma empresa que já no seu início unia comércio à prestação de serviços veterinários, laboratoriais, assistência técnica programada, instalação de sistemas hídricos, etc.
Em 18 de junho de 1993, a Agro Boi em plena expansão instala-se em Cuiabá e com o mesmo foco mantém o padrão de honestidade, cortesia, buscando propor soluções, parcerias, sempreincorporando novos produtos e tecnologias, tudo com a finalidade de propiciar maior satisfação e lucratividade ao produtor rural. Apesar de ser uma empresa de pequeno porte, a Agro Boi possui uma clientela por todo o Estado.
A Agro Boi comercializa não só produtos agropecuários como também produtos pet e oferece serviços aos mesmos. Desprende no momento de vinte e um funcionários paramelhor atender aos seus clientes que estende desde o produtor rural até criadores de pequenos animais. Para isso conta com fornecedores de medicamentos veterinários, rações caninas e felinas, sementes de pastagens e defensivos agrícolas entre outros.
2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS

2.1.1 Objetivos Específicos

- Identificar os gastos classificando-os em Custos eDespesas;
- Elaborar controle de custos: para comercio CMV (identificar os custos de aquisição), indústria CPV (custo produção) e serviço CPS (custo dos serviços prestados);
- Apresentar os resultados do período através da DRE;
- Elaborar relatório de analise de custo para tomada de decisão.

2.1.2 Referencial Teórico

Segundo (MEGLIORINI, 2007, pág. 2) contabilidade decustos tem por objetivo proporcionar informações necessárias para facilitar uma correta decisão, avaliação das alternativas de uma empresa e a determinação do lucro, como CPV (Custo dos Produtos Vendidos) e CMV (Custo das Mercadorias Vendidas). Utilizando técnicas especificas para identificar, classificar e registrar os custos aos devidos produtos, fases de produção, atividades etc.
Os...
tracking img