DIAGNÓSTICO ORTODÔNTICO: O DESENVOLVIMENTO DE UMA LISTA DE PROBLEMAS

2920 palavras 12 páginas
DIAGNÓSTICO ORTODÔNTICO: O DESENVOLVIMENTO DE UMA LISTA DE PROBLEMAS

A Abordagem Orientada do Problema
Nos diagnósticos de ortodontia ou em outras áreas da odontologia ou medicina deve-se dar importância além da condição total do paciente, a condição de outros problemas significativos existentes.
O diagnóstico deve ser compreensível, abrangente, e não focalizado somente num aspecto daquilo que pode ser, em muitos exemplos, uma situação complexa. O diagnóstico ortodôntico requer um exame abrangente da situação total do paciente.
A abordagem orientada do problema para o diagnóstico e o planejamento do tratamento tem sido amplamente enfatizada e defendida como uma maneira de reverter a tendência de se concentrar numa parte somente do problema do paciente. A essência da abordagem orientada do problema é o desenvolvimento de elementos básicos abrangentes de informações pertinentes de modo que nenhum problema seja menosprezado. Destes elementos básicos elabora-se a lista de problemas que constituem o diagnóstico.
Em ortodontia, os elementos básicos podem ser ditos como derivados de três principais fontes:
1. Interrogatório do paciente
2. Exame clínico do paciente
3. Avaliação dos registros do diagnóstico, incluindo modelos das arcadas, radiografias e fotografias.
Questionário/Entrevista
Um dos primeiros passos no processo de entrevista deveria ser estabelecer a queixa principal do paciente, geralmente com uma pergunta direta ao paciente ou a seus pais. Outras informações devem ser procuradas em três principais áreas: história médica e dental, a situação do crescimento físico e motivação, expectativa e outros fatres sócio-comportamentais.

Queixa Principal
Dentre as razões para o paciente se preocupar com o alinhamento e oclusão dos dentes estão a estética dentofacial defeituosa e função inadequada. Deve-se estabelecer relativa importância para o paciente.
Uma série de perguntas indutivas devem ser feitas, estas podem ser necessárias para esclarecer o

Relacionados