DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS DIANTE DOS PROCESSOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS

1826 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO
O Diagnóstico Social é um instrumento de trabalho dinâmico que permite uma compreensão da realidade social, inclui a identificação das necessidades e a detecção dos problemas prioritários e respectivas causalidades, assim como recursos e potencialidades locais, que constituem reais oportunidades de desenvolvimento. Como é um instrumento realizado em parceria, facilitador da interação e da comunicação entre os diversos parceiros, torna-se parte integrante do processo de intervenção, criando as condições sociais e institucionais para o seu sucesso.
Para a realização do Diagnostico Social é necessário levar em consideração os indicadores sociais da área investigada. Indicadores sociais são valores ou estatísticas que indicam informações derivadas de pesquisas de uma determinada região, estado ou município, geralmente estão relacionadas ás condições de vida de uma população, ou seja, um conjunto de dados que representam um sistema interligado que determina o nível de desenvolvimento social se há avanços ou retrocessos.
Neste trabalho abordaremos o que é Indicador Social e sua finalidade e a importância do mesmo para o profissional do Serviço Social, dando ênfase à implantação da Política Nacional de Habitação.
2 DESENVOLVIMENTO
As ocupações ilegais e irregulares estão presentes na maioria dos municípios brasileiros, escancarando uma triste realidade social da falta de moradia. O direito à habitação, não se restringe apenas à presença de um abrigo, mas engloba uma concepção mais ampla, este direito se estende a todos e, assim, toda a sociedade e cada um de seus membros têm de ter acesso a uma habitação provida de infraestrutura básica e outras facilidades, ou seja, acesso a uma habitação adequada.
Os indicadores sociais nos permitem conferir dados de acordo com as questões postas na realidade social, é uma

Relacionados