Diagnosticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
iagnosticos
ANION GAP SÉRICO NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ACIDOSE METABÓLICA EM RECÉM NASCIDOS CRÍTICOS
(Serum anion gap in the differential diagnosis of metabolic acidosis in critically ill newborns)

John M. Lorenz, Leonard I. Kleinman, Katherine Markarian, Maria Oliver, and Jaime Fernandez.
Apresentação: Joseneide Mª Feitosa de Oliveira (R3 Neonatologia)/Lúcia Rodrigues Ferreira (R2 emPediatria)
Coordenação: Dra. Márcia Pimentel/ Paulo R. Margotto
Unidade de Neonatologia do Hospital Regional da Asa Sul/DF


O anion gap sérico é geralmente usado no diagnóstico diferencial de acidose metabólica em adultos e crianças. Acidoses com altos anions gap são geralmente associados com acúmulo de ácidos orgânicos, sendo que, acidose com um ânion gap normal está associado comacidose hiperclorêmica (usualmente causada por baixas taxas de bicarbonato devido problemas renais ou gástricos). Não é conhecida se a causa do anion gap no recém nascido é a mesma no adulto na ausência da acidose orgânica. Nem há dados de confiança, de qual anion gap, pode ser usado para distinguir os tipos de acidose metabólica durante a primeira semana de vida, quando a acidose metabólica é maiscomumente causada pela imaturidade renal, por uma acidose metabólica hiperclorêmica ou por uma acidose lática. É importante distinguir estes dois tipos de acidose metabólica. A primeira é benigna e corrigida pela admnistração de base, enquanto, a última é indicativo de problema mais sério que usualmente requer manobras de urgência e terapias específicas.
O primeiro objetivo deste estudo foideterminar a taxa de anion gap sérico em recém nascidos sem acidose lática. O segundo objetivo foi determinar qual anion gap pode ser usado para distinguir recém nascidos que não apresentam acidose láctica na vigência de acidose metabólica. Para determinar o anion gap sérico em crianças sem acidose lática, é primeiro necessário determinar os limites da concentração de lactato sérico em comparação comrecém-nascidos sem acidose metabólica.


MÉTODOS


O protocolo do estudo foi aprovado pelo the Committee on Research Involving Human Subjects at University Hospital, da universidade estadual de New York at Stony Brook. O consentimento dos pais foi obtido em formulário informativo, que deveria ser assinado pelos responsáveis dos pacientes que fariam parte do estudo. Todos ospacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva foram acrescentados ao estudo apenas se suas condições clínicas requisessem cateterismo umbilical arterial, e consentimento informado dos pais 24h antes do nascimento; 74 crianças foram inseridas inicialmente no estudo; 11 dessas foram excluídas, pois não tinham simultaneamente eletrólitos séricos, concentração láctica, e as gasometrias obtidas; 210mensurações simultâneas de gasometria, eletrólitos séricos e concentração láctica foram obtidas de 63 pacientes na primeira semana de vida.
Todas as amostras foram colhidas via cateter umbilical arterial. No cateter arterial foi feita uma infusão de 1U/ml de heparina sódica. Um mínimo de 1ml de sangue foi retirado antes de se colher a amostra, que seria usada para análise. Também foi práticanesta Unidade onde o estudo foi realizado só se fazer uso de aminoácidos intavenosos após o 4° dia de vida. Eletrólitos séricos e gasometria foram obtidos em crianças à medida que havia necessidade clínica e autorização dos responsáveis. Aproximadamente 0.5ml de todo sangue coletado foi usado para aferição de concentração de lactato obtido simultaneamente para o propósito do estudo. Essa amostra foicolocada em um tubo de ensaio com oxalato de potássio e sodium fluoride (b2951-85, Bectom Dickinson, Rutherford, NJ) e imediatamente colocada no gelo, centrifugada e separada. O plasma foi congelado até que fosse analizado o lactato, sempre antes de 24h. (estudos preliminares revelaram que essa técnica produziu resultados de lactato até antes de 24h). Concentração de lactato foi mensurada com...
tracking img