Diagnostico social- serviço social

DIAGNÓSTICO SOCIAL





NOME: ISABELLE CRISLEY DE OLIVEIRA COSTA RA 166571
UNIDADE DIDATICA: ESTAGIO SUPERVISIONADO I







30 DE JUNHO DE 2012- LIMEIRO DO NORTE-CE



SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO__________________________________________________3
OBJETIVO________________________________________________________ 4
ORGANIZAÇÃO____________________________________________________5CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________________15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS____________________________________17















APRESENTAÇÃO

O presente relatório tem por objetivo descrever sobre o diagnóstico social realizado por ocasião do Estágio Supervisionado I no período de 26 de março a 12 de abril do ano de 2012 na SETAS Secretaria do Trabalho eAssistência Social do município de Russas - CE.
Este levantamento de uma situação problema, ou seja, o Diagnóstico Social configura avaliação primordial da disciplina de Estágio Supervisionado em Serviço Social I. O campo de estágio de onde partirá a proposta de intervenção é do projeto social Primeiro Passo que é direcionado á jovens com dificuldade de inserção no mercado de trabalho.
ODiagnóstico teve como finalidade levantar informações a cerca das reais necessidades de um dos grupos atendidos pela SETAS Secretaria do Trabalho e Assistência Social , com vista à proposição de um projeto de intervenção social, que será executado durante o estágio supervisionado III, visando à consolidação da política de atendimento escolhida, bem como a correção de possíveis lacunas existentes namesma.
Considerando a existência do atendimento a juventude pelos profissionais da SETAS, o diagnóstico teve como público alvo o grupo de jovens aprendizes que fazem parte do projeto Primeiro Passo e buscou compreender a sua totalidade, conhecer suas principais dificuldades e ainda, identificar outras necessidades da política de assistência social no que diz respeito ao jovens no âmbito municipal.Nesse sentido o presente relatório busca descrever essa experiência com o grupo de jovens, evidenciando suas características, suas demandas e os principais desafios que estão postos aos profissionais da SETAS de Russas.





OBJETIVO

Relatar sobre as informações levantadas no Diagnóstico Social realizado junto a jovens aprendizes na Secretaria de Trabalho e Assistência Social – SETAS deRussas, com vista à elaboração e execução de um projeto de intervenção social voltado para o atendimento da faixa etária de 17 a 21 anos no município de Russas-CE.

















HISTÓRICO DO GRUPO
Esse projeto teve-se inicio na referida cidade em agosto de 2007 com vista no atendimento a jovens entre 17-21 anos que tivessem dificuldades para ingressar no mercado de trabalhoe atualmente já a quinta turma a se formar na cidade. Esse projeto é fomentado no estado do Ceará inspecionado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do mencionado estado e que estar em acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com o Sistema Nacional de Emprego (SINE).
Embora o objetivo deste projeto fosse os trabalhadores de forma geral foi detectado que aqueles queprocuravam eram de camadas mais vulneráveis, diante mão os pré-quesitos para a seleção desses jovens na cidade onde esse diagnóstico foi realizado são: estarem entre a citada faixa etária, serem cadastrados no CadÚnico e terem concluído o ensino médio. Este projeto os jovens tem aulas teóricas e práticas sendo que as teóricas são aulas de assistente administrativo que são três vezes na semana e aspráticas é incorporar esses jovens em empresas privadas ou públicas sendo que eles recebem uma remuneração e tem todos os direitos trabalhistas garantidos e de acordo com a Lei 10.097 que regulamenta os jovens aprendizes nas empresas.
As politicas ligadas a esse projeto são: Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Política do Trabalho e Empreendedorismo (PTE) que visam a inserção destes...
tracking img