Diagnostico precose das mamas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3. REVISÃO DE LITERATURA

3.1- Participações da Enfermagem no Diagnóstico Precoce das Doenças da Mama:

As mamas são duas glândulas situadas de cada lado do tórax, sendo consideradas acessórias do aparelho reprodutor feminino, cuja função é a produção de leite após o parto.
São constituídas de gordura, tecido conectivo e tecido glandular que contém lóbulos e ductos. Uma rede deductos conecta os lóbulos ao mamilo. O tecido mamário se estende (sob a pele) até a região da axila. Um sistema de linfonodos é responsável pela drenagem linfática da mama, principalmente os linfonodos axilares e da cadeia mamária interna. (BRASIL, 2006).
As mamas estão situadas entre o terceiro e sexto espaço intercostal, atingem o seu maior desenvolvimento na última fase da gravidez e naamamentação. Suas estruturas externas são: mamilo: área elevada da mama, sensível a estimulação; aréola: área pigmentada ao redor do mamilo; tubérculo de Montgomery: glândula sebácea da aréola. (SOUZA, 2008.)
As estruturas internas são: ductos lactíferos; desembocam no mamilo, comunicando-se com alvéolos mamários; ampolas galactóforas: situadas abaixo da aréola, responsáveis em ejetar o leitena boca do bebê durante o período da amamentação. (FERREIRA, 1996.)
Segundo Ricci (2008), a mama está intimamente relacionada com a nossa cultura, sendo considerada um dos marcadores físicos de transição de um estágio de vida para outro, considerando- se, assim, um símbolo de beleza e sexualidade.
Segundo Porto (1999), dentro das doenças da mama, as displasias benignas consistem emum tumor sólido benigno, de limites nítidos, com bordas lisas, comum em adolescentes e mulheres jovens; compreendem a doença fibrocística da mama, atualmente denominada Alteração Funcional Benigna da Mama (AFBM). Acometem cerca de 70% das mulheres e em 54% das mamas normais.
Por isso, as orientações durante as consultas médica e de enfermagem priorizam o auto-exame, e atingem uma faixaetária de 40 à 69 anos, que tem como objetivo detectar presença de nódulos e cistos que possam sugerir a presença da doença. (SILVIO, 2006.)

Frequentemente assintomáticos, os nódulos mamários são regulares e móveis. Às vezes, suas características se modificam de acordo com a fase do ciclo menstrual, podendo apresentar secreção mamilar (leitosa geralmente e benigna), dor ou hipersensibilidade damama, que desaparece ou melhora após o ciclo menstrual. (PORTO, 2006)
A doença benigna da mama é anormal, mas não cancerosa, e outro fator de risco, é o uso de hormônios exógenos (anticoncepcionais e reposição hormonal). (SASSE, 2008.)
Segundo Ricci (2008), dependendo do tipo de distúrbio mamário benigno, o tratamento pode ou não, ser necessário, que é definido como qualqueranormalidade, não cancerosa, da mama e não sendo fatais.
A existência de distúrbios benignos, pode gerar uma condição emocional, que a ser enfrentada pela mulher, pode causar reações como temores, ansiedade, descrença, desesperança e depressão. Estas são apenas algumas das reações adquiridas ao descobrir um nódulo da mama. (ALEXANDER et.al.2005)
Os cistos são formados por elementos distaisglandulares de unidades lobulares que se dilatam, (qualquer espaço cheio de líquido que não represente um canal dilatado é considerado um cisto.) o estroma ao redor do cisto é frequentemente fibroso.(PORTO, 2006.)
Todo nódulo ou eczema da mama, mastodina cíclica (Hipersensibilidade da mama no período pré-menstrual,) outras causas de dor na região da mama-coscodrite, espasmos musculares,neuralgia, ansiedade, necrose gordurosa. (GIULIANO, 1998.)
A consulta de enfermagem surgiu na década de setenta tendo a sua legalização em 25 de junho de 1986 pela lei de nº7.498/86, que regulamentou o exercício de enfermagem e estabeleceu essa atividade como privativa do enfermeiro. Em 1993, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) pela resolução COFEN/159 estabeleceu a prática em todos os...
tracking img