Diagnostico - planejamento urbano mooca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAGNÓSTICO

A região escolhida para ser objeto de estudo desta pesquisa reúne as características que demonstram um exemplo de um fenômeno de transformação da morfologia urbana que se multiplicapor toda a região metropolitana do município de São Paulo.
Pautado no embasamento teórico de estudos centrados nas unidades morfológicas e na forma urbana é que se pretende entender as transformaçõesocorridas nesta região onde, se encontram inúmeras situações de transformação, pontuadas no tecido urbano tradicional e em grande quantidade. Concentradas em áreas disponibilizadas para o mercadoimobiliário por decorrência da migração das indústrias que se implantaram por décadas no bairro, e lhe imprimiram uma característica que desde o início dos anos 2000, vem se transformando de formaintensa, abrindo assim espaço para uma nova forma de desenho do tecido urbano.

Através da documentação da evolução urbana no decorrer dos tempos e da investigação sobre a influência das determinações ealterações promovidas pela legislação, pretendemos compreender o aparecimento dos tipos que dão forma a cidade. Depois de levantados e analisados, os dados obtidos no estudo de caso realizado na área,pudemos determinar as principais causas das transformações ocorridas na forma urbana desta região nos últimos anos, as quais acabaram por determinar o surgimento dos grandes condomínios monofuncionais.A Zona Leste foi ocupada a partir de uma constelação de núcleos que se espa¬lhavam ao longo do antigo caminho que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, através do Vale do Paraíba. Esse eixo foireforçado com a implantação da antiga ferrovia Central do Brasil (São Paulo – Rio de Janeiro) no final do século XIX. Essa estruturação revela a posição dos que vivem fora da cidade, do "lado de lá" davárzea do Carmo e da ferrovia Santos-Jundiaí, ao longo da qual se implantou um cinturão de indústrias, definindo uma forte barreira entre a cidade das elites e a ocupação periférica, ao longo do...
tracking img