Diagnostico organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
tecnologia de gestão de recursos humanos

Sistema de Ensino Presencial Conectado
tecnologia de gestão de recursos humanos

Disciplina: Professores:

- Comunicação, Clima e Cultura Organizacional - Gisleine Fregoneze.
- Gestão de Pessoas - Mônica Maria Silva
- Ética e Responsabilidade Social- Marco Rossi
- Psicologia Organizacional e do Trabalho - Ana Céli Pavão

CABO DE SANTO AGOSTINHO
2012

CABO DE SANTO AGOSTINHO
2012

José Edson de Morais Pereira

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
2.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
2.2 DESCRIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES
2.3 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE RH 5
3 MODOS DE GESTÃO
3.1 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ERECURSOS UTILIZADOS NOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO
3.2 VERIFICAÇÃO DE CLIMA
3.3 AÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA O BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS SEUS FUNCIONÁRIOS E AÇÕES PARA O RECONHECIMENTO DE FUNCIONÁRIOS
3.4 RELACIONAMENTO ENTRE COLABORADORES E SUPERIORES
4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
5 PSICOLOGIAS DO TRABALHO
6 CONCLUSÃO
7 REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃOEste trabalho tem como objetivo um breve relato, resultado de observação e estudo da Empresa Montcalm – Montagens Industriais S.A., com o intuito de adquirir conhecimento nas áreas de Gestão de Pessoas, Comunicação, Clima e Cultura, Ética e Responsabilidade Social, e Psicologia Organizacional e do Trabalho.
No decorrer do estudo será possível conhecer a história os meios estratégicos e de recursoshumanos e do sucesso desta empresa. O diagnóstico foi desenvolvido para que como acadêmico, coloque em prática tudo o que foi vista na teoria no decorrer das aulas, e nos livros texto de estudo. Através desse diagnóstico foi possível visualizar o cotidiano da organização empresarial com um olhar crítico, tendo em vista que o observador é um frequentador assíduo da empresa. Para a empresa, arelevância deste diagnóstico resume-se no conhecimento adquirido através do contato direto com o mundo atual das organizações, os diretores pode visualizar a empresa de uma forma diferente da qual ela estava habituada e começar colocar em prática seus novos conhecimentos adquiridos em prol da empresa.
Este breve estudo ofereceu a oportunidade de conhecer melhor uma bem sucedida empresa, que tem naética, responsabilidade social e ambiental, e no excelente clima organizacional como pontos mais fortes, fazendo deste exemplo a ser seguido.
2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
2.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A Montcalm – Montagens Industriais S.A., empresa que atua no seguimento construção, montagem e manutenção industrial, estabelecida na cidade de São Paulo – SP. Atuando nas áreas de Petróleo, Gás,Cimento, Ferro Níquel, Mineração, Celulose e Química em todo território nacional. A empresa foi fundada na década de 70.
2.2 DESCRIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES
Com relação à estrutura organizacional da empresa, suas atividades se encontram bem distribuídas nas suas devidas posições, levando em consideração a autonomia de tomada de decisão e a hierarquia de autoridades. Dessa forma, pode-se dizer tambémque a estrutura organizacional está adequada às estratégias estabelecidas, pois, as decisões são decentralizadas, na medida do possível, induzindo os colaboradores a tomar decisões e a buscar atingir os objetivos propostos, e assim, pode atender de forma satisfatória e eficiente os clientes..
Vale ressaltar que os colaboradores devem estar cientes sobre os objetivos da empresa, onde estes devemprocurar mover esforços para conseguir atingi-los com base nas estratégias determinadas.
Descrição de cargos e principais funções, da Montcalm - Montagens Industriais S.A.
• Diretor Superintendente: Responsável pela tomada de decisões, estratégias, recebimento de fornecedores e clientes.
• Diretor Operacional: Responsável por pela tomada de decisão referente as obras, orçamentos e...
tracking img