Diagnostico operacional de loja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é diagnóstico empresarial?

1.1. Introdução

As técnicas de Diagnóstico Empresarial, ou seja, de identificação e solução de problemas, são ainda pouco divulgadas em nosso País, sobretudo quando nos referimos à aplicação das mesmas em micro, pequenas e médias empresas.


Os livros já publicados sobre o tema abordam técnicas de diagnose voltadas para a grande empresa,departamentalizada, onde os problemas são tratados quase sempre em nível organizacional. Poucas são as publicações que consideram os aspectos básicos das pequenas e médias empresas, que têm flexibilidade de atuação, centralização de comando e capacidade de adaptação às diferentes situações como principais características. Para essas empresas, o que verdadeiramente importa aos seus dirigente é oalcance dos objetivos propostos, avaliados através dos resultados operacionais obtidos.


Toda a análise de problemas, assim como qualquer proposta de modificações nas estratégias básicas do negócio, têm necessariamente que considerar esses aspectos.


A metodologia de diagnóstico empresarial proposta neste manual parte desses pressupostos considerados fundamentais e objetivatornar acessível a qualquer analista e/ou empresário a sua aplicação, tornando-se, assim, um instrumento de grande valia para a gerência de empresas de menor porte.


1.2. Conceituação e importância

Para se compreender a importância das técnicas de diagnóstico gerencial para as empresas, sobretudo para aquelas de micro, pequeno e médio portes, é necessário em primeiro lugarcaracterizar corretamente o que se entende por esse tipo de processo.


Toda organização, qualquer que seja o seu ramo de atividade, o seu tamanho ou o seu estágio de estruturação, necessita estar em permanente análise e avaliação das políticas e estratégias que adota, assim como dos recursos disponíveis. Essa análise da situação de uma empresa, num determinado momento, sobretudo quando extraída apartir de observações feitas sobre os resultados operacionais obtidos, é que se constitui na tarefa de diagnose da empresa.


Em outras palavras, diríamos que o diagnóstico empresarial consiste numa técnica que permite ao analista e/ou ao próprio empresário, através de uma seqüência lógica e racional de passos, avaliar a situação presente do empreendimento, identificando os problemas eas barreiras que dificultam o seu desempenho global.


É, em verdade, uma atividade específica de observação e análise que tem por objetivo detectar situações-problema que possam estar afetando a empresa como um todo, dificultando a consecução dos resultados operacionais esperados. Trata-se ainda de uma forma segura para se proceder mudanças organizacionais e/ou estratégicas dentro daempresa, pois as medidas corretivas serão adotadas de forma mais consciente e consistente, com seus reflexos e conseqüências avaliados.


A importância da realização de diagnóstico gerenciais em um empresa cresce na medida em que cresce sua estrutura operacional, em que se torna completa a rede de comunicações e troca de informações intersetoriais e à proporção em que seus problemas começam aser avolumar e a interagir, dificultando a adoção, por parte do empresário, das ações específicas para correção dos desvios. Poderíamos dizer que um diagnóstico gerencial é tão importante para a organização como um exame preventivo (check-up) o é para qualquer pessoa, pois, além de permitir a investigação sobre os pontos fracos existentes, também pode evidenciar os pontos fortes, o que será deextrema utilidade quando se pretender modificar as bases do negócio, redefinir suas estratégias ou mesmo introduzir qualquer forma de planejamento empresarial.


Existem, por outro lado, diferentes situações na vida de uma empresa que justificam a execução dos processos de diagnose, a saber:
• dificuldades de mercado e/ou econômico-financeiras;
• expansão;
• projetos...
tracking img