Diagnostico institucional do creas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PALMERITA NOGUEIRA RA = 205645
LAURA OLIVEIRA RA= 205618
LAURINETE RODRIGUES =RA 268481
JAIRLANA LIMA ROCHA = RA 198943

Diagnóstico Institucional: CREAS
CENTRO DE REFERÉNCIA ESPECIALIZADO DO ASSISTENTE SOCIAL

TUCURUIPA
2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PALMERITA NOGUEIRA RA =205645
LAURA OLIVEIRA RA= 205618
LAURINETE RODRIGUES =RA 268481
JAIRLANA LIMA ROCHA = RA 198943

Diagnóstico Institucional: CREAS
CENTRO DE REFERÉNCIA ESPECIALIZADO DO ASSISTENTE SOCIAL



MANAUS/AM
2012

CENTRO DE REFERÉNCIA ESPECIALIZADO DO ASSISTENTE SOCIAL

Desafio de Aprendizagem elaborado para fins avaliativos do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera UniderpInterativa – PóloManaus. Da disciplina:Direitos Humanos. Tendo como professora tutora EAD:MA HelenroseA.daS.Pedrosa e professora tutora presencial:

1- DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
1.1 Identificações do Campo:
- Nome da organização: Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS
- Endereço completo: Rua Dom Cornélio Vermans, s/n Centro – Tucuruí/PA -Telefone: (94)3787 95691.2 Identificações do Supervisor de Campo
- Nome da Supervisora: Adalzira Boechat Lima
- Nº do CRESS: 5461 - 1ª Região
- E: mail: adalzira10@hotmail.com

1.3 Descrições gerais do campo:
- Histórico da instituição: origem, cultura organizacional, símbolos, entre outros:
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social(SUAS), é uma unidade pública estatal, de média complexidade, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos, mas que ainda estejam com os vínculos familiares, mesmo tênues, e que se encontrem em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de violência física, sexual, psicológica,exploração sexual, negligência, uso de drogas e trabalho infantil, preconceito por orientação sexual entre outros.
Foi implantado no município em 2006 e era chamado de projeto Davi, antigo Sentinela, somente com atendimentos de exploração e abuso sexual a crianças e adolescentes. Em meados de 2008, passou a chamar-se CREAS prestando serviços especializados e tipificados. O atendimento,personalizado e continuado, exige intervenções especializadas, e acontece desde a escuta, feita por profissionais, até os encaminhamentos para a rede de proteção social e o sistema de garantia de direitos.
- Finalidades:
Promover a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários, envolvendo um conjunto de profissionais eprocessos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento, individualizado e especializado.

- Objetivos:

O Centro de Referëncia Especializado de Assistencia Social,tem como objetivo atender grupos familiares e indivíduos (Crian;as, adolecentes,idosos,deficientes,e.t.c...) que vivenciam situacoes de risco pessoal e social ou violência sexual ( abuso ou exploração), trafico de pessoas,cuprimento de medidas socioeducativas LA e PSC, dentre outras.

- Demandas atendidas pela instituição:
Crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica e/ou intrafamiliar que acontecem nas situações de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligência, afastamento do convívio familiar por medida socioeducativa ou de proteção, discriminação, eoutras 

- Principais características da população atendidas pela instituição:
Nos serviços ofertados pelo CREAS podem ser atendidas famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, em conformidade com as demandas identificadas no território, tais como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;...
tracking img