DIAGNOSTICO DOS SERVIÇOS DE SAEAMENTO DO MUNICIPIO DE ABAETETUBA

15214 palavras 61 páginas
16

1INTRODUÇÃO

O reconhecimento da importância do saneamento e de suas relações com asaúde do ser humano remonta às mais antigas civilizações humanas. Egípcios, gregose romanos cuidavam de suas águas e dejetos. Ruínas de uma civilização que sedesenvolveu ao Norte da Índia há aproximadamente 4.000 anos evidenciam indíciosde hábitos sanitários, incluindo a presença de banheiros e esgotamento sanitário nasconstruções civis, além de drenagem nas ruas. O próprio Velho
Testamento apresentadiversas abordagens vinculadas a práticas sanitárias em relação ao povo judeu, comopor exemplo, limpeza e vedação de poços para evitar possível contaminação. (ROQUE, 1998).
A relação entre saúde e saneamento reside no cerne da discussão sobre saúdeemeio ambiente. Os serviços de saneamento são os que apresentam a mais nítidarelação com a saúde, em particular a infantil, uma vez que são as crianças as queestão mais sujeitas às graves conseqüências de um ambiente não saneado.
Água esaneamento constituem um dos mais sérios problemas ambientais, principalmente nasáreas urbanas de países mais pobres. Gouvêa (1999) estima que cerca de ¼ da população urbanados países subdesenvolvidos não tenham acesso à água potável. Em decorrência dorápido e intenso crescimento populacional desses países nos últimos anos,presume-se que o número dos indivíduos não abastecidos por água potável esaneamento básico tende a crescer, e não a diminuir.
O fenômeno da urbanização vem crescendo desde a segunda metade do século XX, com grandes concentrações de pessoas em pequenos espaços, impactando o ecossistema terrestre e aquático assim como a própria população através da proliferação de doenças e da perda de qualidade de vida. Estes processos ocorrem, entre outros fatores devido à falta de controle do espaço urbano que produz efeitos diretos sobre a infra-estruturado saneamento básico.
De acordo com a Lei 11.445/07, “saneamento básico é o conjunto de serviços, infra-estruturas e

Relacionados