Diagnostico de efluentes lancados nos rios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CURSO DE TECNOLOGIA EM
MEIO AMBIENTE














DIAGNÓSTICO DE EFLUENTES LANÇADOS NOS RIOS PELAS LAVANDERIAS DE ROUPAS













UMUARAMA










DIAGNÓSTICO DE EFLUENTES LANÇADOS NOS RIOS PELAS LAVANDERIAS DE ROUPAS








Projeto de pesquisa apresentado por , para adisciplina de Metep, como requisito para avaliação do 4º bimestre.













UMUARAMA

DIAGNÓSTICO DE EFLUENTES LANÇADOS NOS RIOS PELAS LAVANDERIAS DE ROUPAS EM




A presente pesquisa pretende analisar o tratamento do efluente gerado por uma lavanderia de roupas que são lançados nos rios. Inicialmente será feita coleta dos efluentes e após estudo de caracterização dos mesmos emlaboratório, para identificar se há contaminantes nocivos ao meio aquático. Na sequência devem-se fazer testes dos diferentes tipos de tratamentos, visando avaliar qual método de tratamento atinge os padrões físico-químicos e toxicológicos exigidos pela legislação vigente. Esse estudo pretende verificar realmente a qualidade dos efluentes lançados nos rios, pois em nossa realidade não podemos maisgerar danos ambientais, haja vista que já estamos com nossa qualidade de vida um tanto comprometida. Para a pesquisa será analisado livros que apresentam vários tipos de tratamento para efluentes e tratamento de água.



PALAVRAS-CHAVE: Tratamento de Efluentes. Contaminantes. Preservação do Meio Aquático.















1 INTRODUÇÃO


Localizada na Região Noroeste doParaná, Cianorte foi fundada em 26 de Julho de 1953, pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, daí saiu o nome Cianorte, que conta hoje com aproximadamente 70 mil habitantes e apesar de não ser uma cidade conhecida como “grande”, já se destaca em cenário nacional no ramo de vestuário.
Nas últimas décadas a cidade de Cianorte - Pr vem numa crescente muito grande no setor de confecçãode roupas, tanto que isso já lhe rendeu o título de “Capital do Vestuário”. E com todo esse crescimento no setor do vestuário, há muitas indústrias ligadas à confecção que também apareceram em maior quantidade na cidade, sendo que uma dessas indústrias é a lavanderia industrial de roupas, essa que vamos nos focar para diagnosticar seus efluentes que são lançados nos rios da região.
Essasgrandes lavanderias como já são de conhecimento de todos, utilizam uma enorme quantidade de água limpa para as lavagens das roupas, e após o uso dessa água, tem que ser devolvida aos rios, porém, essas lavanderias devolvem esses efluentes, como é chamada a água usada devolvida aos rios, de maneira inadequada na maioria das vezes.
Essa inadequação seria na qualidade da água, que não é tratadade acordo com os parâmetros da legislação que rege, para a devolução aos rios, o que está tornando nossos rios mais poluídos, matando peixes e também deixando a água imprópria para o consumo. Atualmente com os problemas de escassez de água, a legislação ambiental está cada vez mais rigorosa e os efluentes terão cada vez mais um controle de qualidade mais rígido.


Emboraexista uma quantidade significativa de informações sobre o tratamento de efluentes líquidos, ainda existe o desafio de se aprimorarem técnicas e tecnologia e de se acrescentarem novos conhecimentos, para se dispor de meios para uma conservação ambiental correta. (POVINELLI, 2001, p. 17).


Atualmente com o crescimento dos grandes centros urbanos torna-se obrigatório fazer estudos e pesquisaspara se descobrir novas tecnologias para tratamento de efluentes dos mais diversos tipos e setores, podendo até mesmo pensar em reciclagem de alguns deles, haja vista que nosso bem mais precioso é a água e esta está cada vez mais escassa.
A presente pesquisa consistirá em coletar amostras desses efluentes na lavanderia, será feito caracterização desse efluente verificando os possíveis...
tracking img