Diagnostico comunitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VALE DO SALGADO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS
PROFESSORA: LUCIANA MARIA LOBO
ALUNAS: ERIKA PAULA, JAQUELINE, KALIANNE, LAUCENIR, MARIA BONFIM, MARLUCE

DIAGNÓSTICO COMUNITÁRIO
COMUNIDADE RETIRO ICÓ-CE

ICÓ-CE
DEZEMBRO/2011
ÍNDICE

APRESENTAÇÃO 21. APRESENTAÇÃO DA COMUNIDADE 3
2. OBJETIVOS 4
1. OBJETIVOS GERAIS 4
2. OBJETIVOS ESPECIFICOS4
3. METODOLOGIA 5
4. DIAGNOSTICO SITUACIONAL 6
3. CARACTERISTICAS HISTÓRICAS 7
4. CARACTERISTICAS FISICAS8
5. CARACTERISTICAS ESTRUTURAIS DA COMUNIDADE 9
6. INDICADORES LOCAIS 10
5. CONCLUSÃO 16

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de classes emovimentos sociais I, do curso de bacharelado em Serviço Social da Faculdade Vale do Salgado - FVS sob orientação da professora Luciana Maria Lobo, no período de Agosto a Dezembro de 2011, no sitio Retiro Icó-Ceará.
Trata-se de um diagnóstico comunitário onde objetivou-se conhecer a realidade das famílias do sitio Retiro através da sistematização de dados como: saúde, educação economia, grupo familiare social, com o intuito de construir um diagnóstico da comunidade que viesse a contribuir com a mesma, diante do conhecimento de suas potencialidades e limitações, através da divulgação dos resultados.

1. IDENTIFICAÇÃO DA COMUNIDADE

Situado na zona rural, na região Vale do Salgado no município de Icó, Estado do Ceará, o sitio Retiro fica a 8 km da sede do município, e esta localizado as margensda BR 116, sendo cortado pela mesma, e possuindo casas dos dois lados. O acesso se dá pela BR 116, e por uma estrada de terra paralela a BR.

2. OBJETIVOS

2.1-Objetivo Geral
Analisar a realidade do sitio Retiro situado na zona Rural do município de Icó-Ce, em seus aspectos quali-quantitativos, identificando potencialidades e fragilidades da comunidade como: questões socioeconômicas, grupofamiliar, saúde, educação e social. Visando construir um diagnóstico da comunidade, para apresentar como resultado de um trabalho da disciplina classes e movimentos sociais I do curso de Serviço Social da Faculdade Vale do Salgado.

2.2- Objetivos Específicos
1. Aplicar questionário socioeconômico com famílias da comunidade;
2. Entrevistar pessoas referência na comunidade;
3. Fazer visitas dereconhecimento na comunidade;
4. Sistematizar as informações;

3. METODOLOGIA

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória que segundo Hoppen, Lapoint e Moreau, 1996, são estudos que buscam aprofundar conceitos preliminares, permitindo, também, levantar características inéditas e novas dimensões a respeito da população-alvo. Segundo Pinsonneault e Kraemer (1993), a enqueteexploratória possibilita identificar elementos que dizem respeito à população-alvo escolhida, aprimorando, dessa forma, a formulação e mensuração dos conceitos preliminares.
Como instrumento de coleta de dados optou-se por utilizar a técnica do questionário contendo perguntas abertas e fechadas, conforme segue em anexo. Vale ressaltar que foram observados alguns cuidados éticos como: anonimato dos...
tracking img