DIAGN STICO SOCIAL CFPH 6 SEMESTRE GRUPO 2

1341 palavras 6 páginas
DIAGNÓSTICO SOCIAL

JOSE CARLOS VENZEL – RA 167398

MIRANTE DO PARANAPANEMA – SP
2011

INTRODUÇÃO:

Quando os sábios Olavo Bilac e Francisco Braga compuseram o Hino da Bandeira Nacional, eles deixaram claro que os cidadãos brasileiros tinham o direito a cidadania, igualdade e felicidade. Infelizmente para muitos desses cidadãos que moram num País tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, o que chamamos de “desigualdade social”, põe por terra a bela poesia da música que homenageia o símbolo maior do nosso País.
O Diagnóstico Social da Instituição “associação pro – menor de Teodoro Sampaio pró-menor ”, elaborado por mim Estagiários do sétimo Semestre do Curso de Serviço Social, teve como objetivo possuir um conhecimento mais aprofundado da realidade social dos usuários atendidos na Instituição pesquisada.
Sabemos que apesar do crescimento do país, do aumento de emprego, da melhoria da saúde pública, a desigualdade social ainda insiste em existir; o que nos alenta são os constantes esforços da sociedade em tentar extinguir essa desigualdade com novos projetos e parcerias com o governo do estado e empresas privadas; ações estas que beneficiam inúmeras famílias. Na pesquisa realizada, a instituição atende crianças, adolescentes e jovens, bem como as famílias desses usuários.
Utilizando o método de entrevista por questionário, foram levantados dados sobre os usuários e suas famílias; sua realidade social e a importância que a entidade tem para a sua vida como um todo.
Após o levantamento dos dados, os mesmo foram tabulados e uma situação problema foi identificada. A partir daí tornou-se possível a elaboração de um projeto a ser desenvolvido futuramente na entidade, caso haja a aprovação dos membros daquela instituição.
No desenvolvimento deste trabalho veremos como se deu o processo de entrevista e levantamento dos dados, bem como os resultados obtidos nessa fase do processo de diagnosticar a Instituição em si.
DESENVOLVIMENTO:

No

Relacionados