DIAGN STICO ORGANIZACIONAL APLICADO AO SETOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DA EMPRESA

2943 palavras 12 páginas
?

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL APLICADO AO SETOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO DA EMPRESA ?LTDA

? - Ce
2009

?

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL APLICADO AO SETOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO DA EMPRESA ?LTDA

Trabalho de Estágio Supervisionado II, apresentando o diagnóstico organizacional, como requisito para obtenção da nota da avaliação parcial.
Orientador: Prof. Fernandes

? - CE
2009

1. INTRODUÇÃO

O setor calçadista é um dos que mais gera empregos no Brasil. Em 2005, cerca de 299 mil trabalhadores atuavam diretamente na indústria. Também em 2005, entre os meses de janeiro e maio, de acordo com dados da balança comercial cearense, os sapatos e seus componentes foram responsáveis por 21% do volume total exportado pelo Ceará.

A diversificação da produção é um dos fatores competitivos, em razão da rapidez na adaptação às mais diferentes coleções, permitindo que o Brasil produza todos os tipos de calçados necessários para atender as demandas do mercado interno e também das exportações.

Atualmente, o parque calçadista brasileiro conta com mais de 9 mil indústrias, produzindo aproximadamente 796 milhões de pares/ano, onde 180 milhões são para a exportação, das quais, 1500 são indústrias de componentes instaladas, 400 empresas especializadas no curtimento e acabamento do couro que processam anualmente mais de 30 milhões de peles e cerca de uma centena de fábricas de máquinas e equipamentos.

“Entre os diferenciais do parque industrial calçadista cearense, estão aspectos como o desenvolvimento consistente de ações nos mercados doméstico e externo. Além disso, os designs de produtos são orientados conforme os padrões e tendências internacionais. Outro fator importante é a eficiência no cumprimento dos contratos de vendas – nos quais a produção é maximizada para suprir as demandas.”(www.ceara.industriascalcadistas.gov.br).

Muitas empresas iniciaram suas atividades com pequena infra-estrutura, e devido a este enorme

Relacionados