Diagnóstico da fertilidade do solo no assentamento banco da terra – nova xavantina, mt, brasil.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1º FÓRUM PAULISTA DE AGROECOLOGIA DIAGNÓSTICO DA FERTILIDADE DO SOLO NO ASSENTAMENTO BANCO DA TERRA – NOVA XAVANTINA, MT, BRASIL.
KONZEN, A. R. 1; THEODORO, V. C. A. de1 ; VIEGAS, L. P.1; LAFORGA, G.1; DUARTE, W. M.1 e ALVES, T. C. U.1
1

UNEMAT, andreianx@hotmail.com.

Resumo O Assentamento Banco da Terra está inserido no Bioma Cerrado, no nordeste do Estado de Mato Grosso, próximo àcidade de Nova Xavantina, a qual pode se constituir em uma área de produção de hortifrutigranjeiros objetivando segurança alimentar. O diagnóstico da fertilidade do solo em seis propriedades agrícolas familiares foi realizado através de seleção de propriedades com potencial de transição agroecológica e em áreas produtivas indicadas pelos produtores. Os resultados apontam teores médios de matériaorgânica de 27,91 g kg-1 em solo de textura média o que representa um excelente indicador de manejo conservacionista do solo e níveis adequados de P e K. A acidez média e os teores médios do V% e baixo do Al3+ indicam necessidade da prática da calagem nos agroecossistemas avaliados. Palavras-chave: técnicas alternativas, agricultura familiar, transição agroecológica.

Introdução A cultura da soja seespalhou por toda a Geografia Brasileira, nas três últimas décadas ocupando uma área cinco vezes e meia superior à da Holanda (SCHLESINGER & NORONHA, 2006); e o Estado de Mato Grosso se constitui no segundo maior produtor mundial dessa oleaginosa. Entretanto, outras realidades co-existem em terras matogrossenses, segundo dados da DTI/SIPRA/INCRA, existem atualmente 553 projetos de assentamento,abrangendo uma área de aproximadamente 6 milhões de hectares, beneficiando 77.531 famílias. Somente no Município de Nova Xavantina são aproximadamente 1.060 famílias assentadas (a população total é de 18.670 habitantes), em uma área de 60.612 ha. O diagnóstico da fertilidade do solo é uma ferramenta útil na detecção de possíveis entraves que podem afetar a produtividade dos agroecossistemas,principalmente conduzidos pela agricultura familiar em assentamentos rurais que carecem de assistência técnica voltada a agroecologia. O conhecimento do ambiente é essencial para a construção de manejos alternativos nas UPA`s (Unidades de Produção Agrícola), indispensáveis para garantir a segurança alimentar e renda e, por conseguinte que o produtor continue estável no campo ( MANCIO, 2008, CAPORAL ECOSTABEBER, 2005). Diante do exposto, este trabalho objetivou avaliar os atributos intimamente relacionados à fertilidade do solo, contribuindo assim para a redução de insumos externos e otimização da produção em unidades produtivas familiares do Assentamento Banco da Terra.

Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, campus de Araras De 13 a 15 de outubro de2010.

1º FÓRUM PAULISTA DE AGROECOLOGIA
Metodologia O presente trabalho foi realizado no Assentamento Banco da Terra que possui uma área de 570 hectares, localizado à margem direita da Rodovia Federal BR 158, sentido Nova Xavantina-Água Boa, distando 12,0 km do referido município. O Assentamento Banco da Terra é composto por 60 famílias, ocupando parcelas que possuem aproximadamente 8,9 hectares,sendo constituídos por duas associações: Vale do Araguaia e a Deus e Amor. A coleta de dados fora realizada em seis propriedades agrícolas familiares no Assentamento Banco da Terra e os critérios adotados para sua escolha foram: abertura para a transição agroecológica e existência de áreas produtivas na propriedade. As amostras de solos foram coletadas por meio de um trado holandês; as amostrassimples foram constituídas de 20 pontos que foram homogeneizados de acordo com EMBRAPA (1997), sendo retirada uma amostra composta com cerca de 0,3 kg de material de solo, acondicionada em saco plástico e encaminhada ao Laboratório “Plante Certo” de Análises de Solo em Cuiabá/MT. A tabulação dos dados e elaboração dos fertigramas com agregação dos resultados foram realizadas com a construção de...
tracking img