Diagnóstico da educação sexual a partir do contexto familiar e escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR.

RESUMO: O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento ou não da educação sexual por parte da família e da escola no processo de formação dos adolescentes. Os resultados demonstraram que tanto a família quanto a escola têm-se mantido omissas ao processo educativo que envolve asexualidade dos adolescentes. Grandes partes das famílias ainda privam seus filhos da educação sexual, pelo valor negativo atribuído ao sexo, por acreditarem que os filhos não sejam seres sexuados e por considerarem que o diálogo antecipa a pratica do ato sexual. Nas escolas, a educação sexual não abarca as ansiedades dos adolescentes, esta se dá de forma limitada, aliada apenas aos aspectos biológicos ereprodutivos dos indivíduos, e negando assim, toda a amplitude prazerosa e benéfica que a mesma propicia.
PALAVRAS-CHAVES: Educação sexual, sexualidade, família, escola.

INTRODUÇÃO

A educação sexual é a parte do processo educativo voltado especificamente para atitudes referentes à maneira de viver a sexualidade. Ela possibilitará a promoção da felicidade, preparando o ser humano para usarde maneira responsável a sua liberdade, e assim, estar a serviço não só do indivíduo, mas também da sociedade (VITIELLO, 1997).
Ela deve ser trabalhada por familiares e professores, uma vez que estes são os responsáveis pela formação moral, intelectual e também sexual do indivíduo (VITIELLO, 1997). Os educadores, incluindo aqui os pais e os professores, através do seu relacionamento pessoal eprofissional com os adolescentes, proporcionam a estes, estímulos que contribuem para a aquisição de novos comportamentos, possibilitando-os desenvolverem estratégias para seu viver em sociedade, em bem-estar biopsicossocial (CHAVES et al., 2004).
Entretanto, na prática esta educação sexual não ocorre. Isso se deve, em grande parte, à cultura da sociedade que reduz a sexualidade à sua funçãoreprodutiva e genital, sem compreender a sexualidade como integrante do processo educacional e vivencial do indivíduo, histórica e culturalmente produzidos. Os pais temem o assunto e o evitam ou, às vezes, acabam por reprimir essa manifestação sexual, por terem em mente que o “falar” sobre sexualidade possa vir a antecipar cada vez mais a prática sexual (TRINDADE & BRUNS, 1999).
Nas escolas, a educaçãosexual deve ser entendida como um processo de intervenção pedagógica que tem como objetivo transmitir informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a ela associados (PCN – MEC). Mas o tema é ainda temido por parte dos professores, pois os mesmos alegam não terem preparação para trabalharem o assunto, e o ideal seria que ela fosseexecutada por um professor especialmente treinado para a discussão participativa dos problemas ligados à sexualidade humana, independente da disciplina que lecione (VITIELLO, 1997). Logo, nem sempre os educadores e a família conhecem e reconhecem a importância da educação sexual. Consequentemente constata-se na sociedade o reflexo dessa falta de orientação sexual, principalmente entre osadolescentes, com o crescimento da gravidez indesejada e de práticas abortivas; da contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e da frustração sexual (SIQUEIRA, 2001).
O objetivo dessa pesquisa é realizar um diagnóstico sobre o desenvolvimento ou não da educação sexual por parte dos pais e educadores no processo de formação dos adolescentes, bem como, avaliar o papel da escola nesse processo.METODOLOGIA

Para contextualizarmos o objeto de estudo, que focaliza o desenvolvimento ou não da educação sexual no contexto familiar e escolar, procedeu-se uma revisão de literatura sistemática. O estudo foi realizado durante os meses de março a agosto de 2010 e utiliza como suporte teórico estudos de autores ligados ao tema.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Diversos estudos realizados no campo da...
tracking img