Diabets

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente estudo de caso trata-se de um paciente diabético internado na Unidade de Clínica Médica Masculina do Hospital Regional do Vale do Ribeira - HRVR. Ele baseia-se na obtenção de dados científicos e técnicos sobre o estado fisiológico, patológico e farmacológico do paciente, com a finalidade de melhor subsidiar o planejamento da Sistematização da Assistência de Enfermagem(SAE).


JUSTIFICATIVA

A realização deste estudo de caso tem como finalidade ampliar o nosso conhecimento técnico, científico e adquirir um conhecimento detalhado sobre o paciente, subsidiando o Profissional de Enfermagem, na eficácia implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.


RELEVÂNCIA

O contato com a realidade hospitalar, neste caso, estudando o paciente diabético,esclarece aos acadêmicos a necessidade do conhecimento teórico para a boa atuação do profissional de enfermagem. No estudo de caso, podemos exercitar a teoria, para posteriormente empregá-la na prática.


METODOLOGIA

Para a coleta de dados, foi realizado anamnese e exame físico do paciente, e a partir destes dados, foram planejados os cuidados de enfermagem segundo NANDA, NIC e NOC.Fontes: prontuário do paciente, entrevista, livros, artigos e internet.



HISTÓRICO DE ENFERMAGEM, ANAMNESE E EXAME FÍSICO

R.A.R, 75 anos, branco, sexo masculino, viúvo, 3 filhos, aposentado, residente no município de Itariri e etilista há 10 anos. Internado há 6 dias na clínica médica masculina do HRVR. O paciente encontra-se parcialmente afásico e responde aos estímulos verbais comdificuldade. Segundo o prontuário é portador de DM 2, HAS, IRC agudizada, anemia, desidratação com gangrena do hálux e parcial do pé.
Ao exame físico foram verificados os SSVV: PA: 110 x 70 mmHg, P: 90 bpm, T: 36ºC e FR: 16 mrpm. Apresenta-se calmo, consciente, contactuando, desidratado, anêmico, acamado, com a memória preservada, sem arcada dentária, pupilas fotorreagentes e isocóricas eabdome escavado. Possui déficit em MSE devido à seqüela de AVC. Permanece com acesso venoso periférico em MSE e uripen.
AP: MV+ S/AS
AC: BANF em 2 ts
Abdome indolor à palpação com RH+


DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM

• Risco de desequilíbrio eletrolítico por disfunção renal;
• Eliminação urinária prejudicada relacionada à incontinência.
• Risco de infecção devido ao acesso venoso periférico eà gangrena do hálux e parcial do pé;
• Dentição prejudicada relacionada às barreiras no autocuidado;
• Déficit no autocuidado para higiene íntima devido à incapacidade de chegar ao vaso sanitário;
• Déficit no autocuidado para banho devido à capacidade prejudicada de realizar as atividades de banho/ higiene por si mesmo;
• Mobilidade no leito prejudicada devido à limitação para movimentar-sede forma independente de uma posição para outra no leito;
• Náusea relacionada aos fármacos.


FISIOPATOLOGIA

Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde, tais como a doença cardiovascular, a insuficiênciarenal crônica e as cirurgias para amputações de membros inferiores.
Diabetes Mellitus tipo 2: provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção, ou seja, a não suficiente produção de insulina pelo organismo e/ou a incapacidade de usá-la adequadamente. Este problema em relação à insulina afeta a maneira como oorganismo processa os alimentos. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas. Ao alimentar-se, o organismo transforma grande parte do alimento em açúcar (glicose) que o sangue levará para as células do corpo como energia. A insulina auxilia a entrada do açúcar nas células e controla sua taxa no sangue. Quando o organismo não produz insulina suficiente ou tem problema para usá-la adequadamente, as...
tracking img