Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Sobre Diabetes

Curso de Biomedicina 1° Semestre Diurno
Matéria de Epidemiologia e Saúde Pública
Professora: Érika

Nomes: Fernanda G. Fernandes RA: B65608-5
Mileide de Lima Marino RA: B68626-0
Teonília Cristiani Mendes RA: B803FE-2

EPIDEMIOLOGIA DO DIABETES
A frequência do diabetes tem aumentado rapidamente no mundo, nos últimos anos.Recentemente, a Organização Mundial de Saúde reconheceu que a doença é epidêmica. As estatísticas apontam que o número de casos registrados em 1977, cerca de 143 milhões, deve se multiplicar até 2025, podendo chegar aos 300 milhões. No Brasil, existem hoje 5 milhões de diabéticos. Estimativas revelam que até 2025 serão 11,6 milhões. Alguns dos fatores que favorecem esse crescimento alarmante de casossão o estilo de vida e o envelhecimento da população.

Partindo do fata de que é alta a prevalência da doença no país, há que se considerar a sua repercussão nas taxas de mortalidade da população e a sua morbidade.
Alguns fatores podem ser considerados:
A análise de dados sobre mortalidade tem mostrado com maior frequência o Diabetes como causa básica, mas principalmente como causa associadae contribuinte à morte por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.
O Diabetes é uma das doenças que mais gera hospitalização em nosso país, seja por descompensações agudas, seja por suas complicações acarretando alta ocupação de leitos hospitalares, hoje o Diabetes doença crônica caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, mata quatro vezes mais brasileiros que a aids e também faz maisvítimas que o trânsito. Em 2010, enquanto 54 mil pessoas morreram por causa do diabetes, foram registradas 12 mil mortes pelo vírus HIV e 42 mil por acidentes de carro e de moto. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Saúde na tarde de hoje (13), véspera do Dia Mundial do Diabetes. Entre 2000 e 2010, a doença matou 470 mil brasileiros. 
Outro dado que desperta a atenção é o aumento donúmero de casos entre as mulheres. Em 2010, morreram 30,8 mil brasileiras e 24 mil homens. Em 2000, eram 20 mil mulheres para 14 mil homens mortos por essa causa. Os idosos foram grandes vítimas em 2010: morreram 15,7 mil brasileiros com mais de 80 anos, o que equivale ao dobro do registrado no período entre 2000 e 2010. Os pobres são os que mais adoecem e morrem. Do total de vítimas fataisregistradas em 2010, 24 mil tinham menos de três anos de escolaridade. Em compensação, entre as pessoas mais escolarizadas a incidência da doença é menor.  "Isso exige que as políticas públicas levem em consideração essa população que não têm acesso a espaços públicos, a orientações para a prática de exercícios físicos e nem a alimentos mais saudáveis”, afirmou o ministro da Saúde.
Em 2013, o Ministério daSaúde vai fazer uma pesquisa nacional de saúde. Entre os objetivos, está uma avaliação mais detalhada do perfil do diabetes no país.

Quais os programas existentes no SUS para tratamento e prevenção desta doenças

O Ministério da Saúde vêm implementando diversas estratégias de saúde pública, economicamente eficazes, para prevenir o diabetes e suas complicações, por meio do cuidado integral aesse agravo de forma resolutiva e com qualidade. 

O Sistema Único de Saúde (SUS) possui um conjunto de ações de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento, capacitação de profissionais, vigilância e assistência farmacêutica, além de pesquisas voltadas para o cuidado ao diabetes. São ações pactuadas, financiadas e executadas pelos gestores dos três níveis de governo: federal, estaduale municipal. As ações de assistência são, na maioria, executadas nos municípios, sobretudo por meio da rede básica de Saúde. 

A ênfase na rede básica se dá através de protocolos clínicos, capacitação de profissionais de saúde, assistência farmacêutica com fornecimento gratuito dos medicamentos essenciais, incluindo as insulinas NPH e Regular e também pelo fornecimento de insumos para auto...
tracking img