Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- O que é Diabetes?

O diabetes é uma doença que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue por diminuição na ação da insulina, que pode se dar por uma falta absoluta ou relativa de insulina (resistência à insulina).
Grande parte dos alimentos que ingerimos, absorvemos principalmente a glicose. Essa glicose é transportada no sangue até as células, onde será usada como fontede energia. Para facilitar esse transporte, nosso corpo produz uma substância chamada insulina. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda à insulina produzida não funciona adequadamente. Daí o motivo pelo qual há o aumento da quantidade de glicose no sangue.

- Qual a finalidade da insulina em nosso organismo?
Hormônio principal na regulação dosvalores de glicose sanguínea, controlando a captação de glicose nas células de tecidos importantes como: músculo, células de gordura, fígado etc.

- O que pode acontecer se o organismo não produz insulina suficiente? E quais são os sintomas?
Aumento da glicose no sangue, intolerância a glicose (pré-diabetes) e diabetes. Os sintomas do diabetes são cansaço, perda de peso, sede, necessidadefrequente de urinar e visão turva. Com o tempo, podem surgir sérios problemas nos olhos (levando até à cegueira), nos nervos (neuropatia) sensação de formigamento e dor; no coração - risco de infarto, nos pés - quadro típico de diminuição de sensibilidade e alteração circulatória, ou seja, problemas nas artérias e nas veias.

- Quais são os tipos de Diabetes?
Diabetes do Tipo 1 (diabetes mellitusinsulinodependente):
O diabetes tipo 1 se manifesta graças à destruição irreversível das células β do pâncreas responsáveis pela fabricação da insulina. Em torno de 905 dos casos são de origem autoimune, ou seja, o organismo produz anticorpos contra a célula ß, mas o motivo pelo qual essa produção de anticorpos se inicia ainda não está totalmente esclarecido. Normalmente ocorre em crianças e jovensadultos (mas é importante notar que pode ocorrer em qualquer idade, incluindo recém-nascidos e idosos). É controlada com injeções de insulina, alimentação saudável e exercícios físicos.

Diabetes do Tipo 2 (não insulinodependente):
É o caso de pessoas que produzem insulina, ou de forma não suficiente ou que não funciona de forma adequada. Atinge mais frequentemente adultos, pessoas comantecedentes familiares de diabetes ou com excesso de peso. Alimentação adequada, exercícios físicos, controle de peso e, em alguns casos, medicamentos, sejam antidiabéticos orais ou insulina, ajudam no controle desse tipo de diabetes. È a forma mais frequente de Diabetes atualmente.

Gestacional:
Este tipo de diabetes é diagnosticado durante a gestação. Há uma resistência insulínica provocada porhormônios produzidos na placenta (prolactina, glucagon, progesterona, lactogênico, placentário), portanto a glicose (açúcar) permanece elevada no sangue materno, facilitando seu transporte e difusão pela placenta até o feto. Os riscos são maiores na mulher que já apresentou diabetes em outras gestações, histórico familiar de diabetes, história de aborto espontâneo, morte intra-uterina ou neonatal,bebes que nasceram com mais de 4 kg e de má formação congênita. Quanto mais fatores de risco a mulher apresentar, maiores serão as probabilidades de desenvolver diabetes gestacional.

- O que significa hipoglicemia?
A hipoglicemia é a queda da glicose no sangue abaixo de 70mg/dL (a concentração ou taxa normal de glicose estão entre 70 e 140mg/dL). Entretanto, a hipoglicemia não pode serdiagnosticada apenas com base no exame de sangue, os sinais e sintomas do paciente também são importantes.

- Quais são os sintomas de hipoglicemia?
Os sintomas são tremores, tontura, irritabilidade, sudorese e cansaço. Na presença de alguns desses sintomas deve-se comer ou beber imediatamente algum alimento doce. Outros sintomas são: ansiedade, visão embaçada, frio, fraqueza, sonolência, euforia,...
tracking img