Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diabetes









Unip
Campinas-Swift









Introdução
Este trabalho vem falar sobre a Diabetes de Melitus tipo 1 e Diabetes de Melitus tipo 2, falando sobre Produção de insulina no Pâncreas, como diagnosticar o diabetes, explicando como funciona a hiperglicemia, ensinando como prevenir, suas Consequências e seu Tratamento.



Diabetes Melitos

O Diabetes Melitos éum distúrbio crônico, sendo caracterizado por expor o metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia, além de desenvolver complicadas vasculares e neuropáticas.
Consiste em um grupo de distúrbios, que envolvem mecanismos patogênicos com denominados comum hiperglicemia. Está associada a uma deficiência de insulina, que pode ser total, parcial ou relativa, quando analisadano contexto de resistência, que existe à insulina.
Sua falta, trás alterações metabólicas que são associadas a diabetes e a hiperglicemia, que desempenha complicações da doença.
O Diabetes Melitos é o principal causador da cegueira, de doenças renais terminais e de amputações de membros não-traumáticos. Ela aumenta o risco da doença cardíaca, cerebral e vascular periférica.
Segundo dadosrecentes essa doença, pode ser evitada ou retardada com tratamentos prospectivo da hiperglicemia e dos fatores de risco cardiovascular.
Cerca de 4% da população adulta mundial é afetada pelo diabetes. Apesar dessa alta frequência, a maioria dos adultos só reconhece a doença, que começa sem sintomatologia, quando ocorre um aumento da sede (polidipsia) e de frequência e volume urinários (poliúria),perda de peso e fraqueza. Quando esses sinais estão evidentes, o diabetes começou há algum tempo e já se iniciou um processo que leva a lesões irreversíveis que afetam pequenos vasos, atingindo os rins e retina.
Ao nível dos rins, o plasma é ultrafiltrado, deixando passar água e moléculas menores, enquanto as proteínas são retidas. O volume do filtrado glomerular é da ordem de 180 litros por dia e amaior parte da água e dos solutos são reabsorvidos para produzir menos que 2 litros de urina/24 horas. Neste processo, toda a glicose filtrada é reabsorvida e devolvida ao sangue.
O nível de glicose no sangue para indivíduos normais e em jejum é da ordem de 100 mg/ 100 ml (5,6 mM), aumentando para cerca de 150mg/100ml, 1-2 horas após um refeição rica em carboidratos. Quando a concentração deglicose (glicemia) ultrapassa a 160 mg/100 ml, como ocorre no diabetes, o rim não consegue reabsorver toda a glicose e parte desta aparece na urina (glicosúria).
Frequentemente, o diabetes melito mesmo quando tratado, acaba produzindo depois de 5-20 anos uma variedade de lesões que afetam principalmente vasos e capilares. Cerca de metade dos diabéticos que sobrevivem 20 anos têm lesõesarterioscleróticas dos vasos das extremidades inferiores, que resultam em gangrena e amputação. A principal causa de morte dos diabéticos é a isquemia cardíaca, devida a lesões das coronárias, cuja frequencia é duas vezes maior nos diabéticos.
O diabetes também lesa os nervos periféricos (neuropatia diabética), diminuindo a velocidade de condução dos nervos motores e lesando os nervos sensoriais, o queocasiona perda de sensibilidade, com perda de tato, perda de sensação de vibração e ausência de reflexos tendinosos. A falta de informação sensorial causa defeitos na postura e no andar, com lesões ósseas e ulcerações nos joelhos e pés que contribuem para a gangrena dos membros inferiores. A falta de sensação de bexiga cheia resulta no acúmulo de urina nas vias urinárias com possibilidade de lesãorenal (hidronefrose). Afeta ainda o sistema nervoso autônomo, com alterações na motilidade do aparelho digestivo, perda de controle dos esfíncteres (incontinência urinária e diárreia), impotência sexual com perda da ereção, hipotensão ortostática (ao ficar de pé) e deficiência da sudorese.
Ocorrem alterações progressivas dos vasos da retina (retinopatia diabética). O processo se inicia com...
tracking img