Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Introdução

Diabetes mellitus é considerado como uma das principais doenças crônicas no mundo devido à sua alta prevalência e elevadas taxas de mortalidade e morbidade.

A importância do Diabetes mellitus, como um problema de saúde pública, está no fato de que a maioria das complicações inerentes à doença é altamente incapacitante para a realização das atividades de vida diária eprodutivas, compromete a qualidade de vida e o tratamento das mesmas é extremamente oneroso para o sistema de saúde.





















2.0 Diabetes Mellitus

O diabetes mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) decorrentes dos defeitos na secreção e/ou na ação da insulina. Normalmente, determinadaquantidade de glicose circula no sangue. As principais fontes dessa glicose são a absorção do alimento ingerido no trato gastrointestinal (GI) e formação de glicose pelo fígado a partir das substâncias alimentares.

A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, controla o nível de glicose no sangue ao regular a produção e o armazenamento de glicose. No estado diabético, as células podem parar deresponder à insulina ou o pâncreas pode parar totalmente de produzi - lá. Isso Leva à hiperglicemia, a qual pode resultar em complicações metabólicas agudas. Os efeitos da hiperglicemia a longo prazo contribuem para as complicações macrovasculares (doença da artéria coronária, doença vascular cerebral e doença vascular periférica), complicações neuropáticas (doença dos nervos).

O diabetesmellitus afeta aproximadamente 17 milhões de pessoas, das quais 5,9 milhões não estão diagnosticadas. O diabetes é particularmente prevalente nos idosos, com até 50% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofrendo algum grau de intolerância à glicose.

As conseqüências físicas, sociais e econômicas de longo alcance e devastadoras do diabetes são as seguintes:

• Nos Estados Unidos, odiabetes é a principal causa de amputações não traumáticas, cegueira entre adultos em idade produtiva e doença renal em estágio terminal.

• O diabetes é a terceira causa principal de morte por doença, sobretudo por causa da alta taxa de doença cardiovascular (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica) entre as pessoas com diabetes.

• As taxas dehospitalização para as pessoas com diabetes são 2,4 vezes maiores entre os adultos e 5,3 vezes maiores entre as crianças do que na população geral.

As principais metas do tratamento de pacientes com diabetes incluem controlar os níveis glicêmicos e evitar as complicações agudas e de longo prazo. Dessa maneira, a enfermeira que cuida de pacientes diabéticos deve ajudá-lo a desenvolver habilidades nomanejo do autocuidado.













3.0 Complicações do Diabetes a Longo Prazo

Houve um declínio contínuo no número de mortes de pacientes diabéticos atribuíveis à cetoacidose e infecção, mas um aumento alarmante no número de mortes por complicações cardiovasculares e renais. As complicações a longo prazo estão se tornando mais comuns à medida que as pessoas vivem mais com odiabetes. As complicações a longo prazo do diabetes podem afetar quase todo o sistema orgânico do corpo. As categorias gerais das complicações do diabetes crônico são a doença macrovascular, doença microvascular e neuropatia.

As causas específicas e a patogenia de cada tipo de complicação ainda estão sendo pesquisadas. No entanto, parece que os níveis aumentados da glicose sangüínea podem desempenharalgum papel na doença neuropática, complicações microvasculares e fatores de risco que contribuem para as complicações macrovasculares. A hipertensão também pode ser um fator contribuinte importante, principalmente nas doenças macrovasculares e microvasculares.

A doença renal (microvascular) é mais prevalente entre os diabetes do tipo 1, e as complicações cardiovasculares (macrovasculares)...
tracking img