Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diabetes Melito:
É um defeito no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, pode ser causada pela ausência da secreção de insulina e pela insensibilidade dos tecidos à insulina, com isso existem dois tipos de diabetes melito:
Tipo I: ausência da secreção de insulina;
Tipo II: insensibilidade dos tecidos à insulina;
Devido à insuficiência de captação da insulina, os tecidos passam autilizar lipídios e proteínas, enquanto a utilização de glicose cai, porém os níveis da glicose sanguínea são altos.
Diabete Tipo I:
Esse tipo de diabete pode ocorrer por uma lesão nas células beta do pâncreas ou por doenças que prejudiquem a produção de insulina. A destruição das células beta pode acontecer por infecções virais ou por doenças autoimunes, há estudos que mostram que ahereditariedade também desempenha um papel nas células beta, podendo haver por hereditariedade a degeneração destas células.
Os principais sinais clínicos desta doença são:
* Nível de glicose sanguínea alta;
* Aumento da utilização de lipídios e proteínas como fonte de energia;
* Depleção das proteínas.

A ausência de insulina diminui a utilização da glicose pelos tecidos, com isso, aumenta aprodução da glicose plasmática, para 300 a 1.200mg/100mL. O aumento a glicose sanguínea faz com que esta atravesse os túbulos renais, com isso o seu excesso é excretado na urina, isso ocorre quando a concentração de glicose está acima de 180mg/100mL. A perda da glicose na urina causa a diurese osmótica, a glicose causa um efeito osmótico nos túbulos renais, diminuindo a reabsorção de líquidos.Os níveis elevados de glicose também podem causar desidratação celular, isso ocorre porque a glicose não se difunde facilmente pelos poros da membrana celular, e o aumento da pressão osmótica no líquido extracelular causa a osmolaridade da água para fora da célula. Causando uma grande perda de líquido, e com isso, ocorre a desidratação.
Além dos exemplos já citados, a alta concentração deglicose causa lesões teciduais, os vasos sanguíneos começam a funcionar de forma irregular, aumentando a probabilidade de ataque cardíaco, gangrena, isquemia, derrame e doença renal no estágio terminal. A neuropatia periférica, que se consiste no mal funcionamento dos nervos periféricos, disfunção do sistema nervoso autônomo, essas anomalias causam alterações nos reflexos cardiovasculares, diminuiçãoda sensibilidade nas extremidades e deterioração do controle vesical.
Aumento da utilização de lipídios e proteínas:
A utilização de lipídios para o metabolismo produz cetoácidos, a produção excessiva dos cetoácidos provoca a acidose metabólica, em associação com a desidratação causada pela grande liberação de líquidos na urina, ocorre a acidose grave. Levando o paciente ao coma diabético e àmorte se não for controlada. Com o aumento da utilização de lipídios pelo fígado, aumenta a quantidade de colesterol no sangue, e com isso ocorre o maior acúmulo de colesterol na parede dos vasos sanguíneos, provocando a arteriosclerose.
A utilização de proteínas causa a perda de peso e astenia, se não for tratado, pode ocasionar no consumo dos tecidos.

Diabete Tipo II:
Este tipo de doença é amais comum, a evolução é gradativa, atingem adultos a partir de 30 anos. Está associada com o aumento da concentração de insulina plasmática, ocorre por compensação das células beta a uma diminuição da sensibilidade dos tecidos à insulina, prejudicando a formação da reserva e a utilização da glicose. A resistência a insulina é gradativa, tendo início com o ganho de peso e acúmulo de gorduraabdominal, esta resistência pode ser provocada por anormalidades na via de sinalização da captação da insulina, sendo a síndrome metabólica. A alteração nesta via está relacionada com efeitos tóxicos, como acúmulo de lipídios nos tecidos, aumenta de triglicerídeos no sangue, diminuição de HDL no sague. Outra possível causa desta doença é através da síndrome dos ovários policistos, que possui um...
tracking img