Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIABETES

O diabetes é uma doença provocada pela deficiência total ou parcial da produção de insulina, gerando o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue. A insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas, é fundamental para o bom funcionamento do organismo e é a responsável na transformação do açúcar em fonte de energia.
Se a insulina não está sendo produzida demaneira adequada, a hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue) pode favorecer uma série de complicações metabólicas e, se não houve um tratamento adequado, pode gerar conseqüências sérias, como o infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, deficiência visual, lesões, entre outros.

1.TIPOS DE DIABETES
Diabetes podem se apresentar, objetivamente, de três diferentes formas:

DiabetesMellitus tipo 1
Este tipo de Diabetes, também conhecido como Diabetes Insulino-dependente, é provocado pela destruição das células do pâncreas que produzem insulina, impedindo a produção do hormônio. A destruição destas células é uma resposta auto-imune do organismo, que as identifica como corpos estranhos.
Neste tipo de Diabetes, é necessário o uso continuo de insulina, que deve seraplicada com injeção sobre a pele.Estima-se que 10% dos diabéticos de todo mundo têm o Diabetes Mellitus tipo 1, que se desenvolve, geralmente, em crianças, adolescentes e jovens adultos.

Diabetes Mellitus tipo 2
Diferente do Diabetes tipo 1, neste caso a insulina continua sendo produzida pelo organismo. A doença se desenvolve porque as células musculares e adiposas não conseguemabsorver todo o hormônio produzido pelo pâncreas, o que provoca o nível alto de açúcar no sangue. A Diabetes Mellitus tipo 2 também é conhecida como diabetes insulino-não-dependente.
Esta é a mais comum das formas de apresentação do Diabetes e atinge cerca de 90% dos diabéticos. Ela também está relacionada a fatores hereditários, obesidade, hipertensão e sedentarismo, atingindo pessoas, em geral,com mais 40 anos.

Diabetes Gestacional
É desenvolvida durante a gravidez em mulheres não diabéticas e é causada por uma resistência dos hormônios produzidos na placenta à insulina, favorecendo o aumento do nível de açúcar no sangue da gestante.
Normalmente, este tipo de Diabetes desaparece com o fim da gravidez. Mas é um sinal de alerta, já que as mulheres que tiveram diabetesgestacional têm mais chances de desenvolver o Diabetes tipo 2 futuramente.
Quem tem mais probabilidade de desenvolver a doença durante a gravidez são as mulheres com mais de 30 anos, obesas ou que ganharam muito peso ao longo da gestação, que tem parentes próximos com Diabetes, já tiveram filhos pesando mais de 4 kg ao nascer ou sofreram abortos ou tem histórico de história de abortoespontâneo, morte intra-uterina ou neonatal.
O diabetes gestacional ocorre em cerca de 2% a 5% de todas as gravidezes e pode trazer danos à saúde do feto e/ou da mãe. Apesar de ser uma doença temporária, se não for tratada pode provocar problemas ao longo da gestação, como o sobrepeso do bebê, malformações fetais e doenças cardíacas congênitas, entre outras complicações.

2.SINTOMAS DO DIABETESOs sintomas do Diabetes tipo 1 e 2 são semelhantes. A diferença é que no tipo 1 eles surgem de maneira rápida. Já no Diabetes tipo 2 eles aparecem lentamente e gradualmente.
É importante destacar que no estágio inicial os sintomas não são percebidos, por isso é importante realizar exames que identifiquem a doença, principalmente as pessoas que estão acima do peso ou que têm caso dediabetes na família. No caso do Diabetes tipo 2, às vezes os sintomas não aparecem.
Veja abaixo os sintomas detalhados de cada tipo da doença.

|Diabetes Tipo 1 |
| |
|Sede excessiva;...
tracking img