Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cuidados de enfermagem com pacientes diabéticos

O diabetes se constitui em um grave e importante problema ao nível de saúde pública em todo o mundo. Dados de prevalência da diabetes mellitus na população de nove capitais brasileiras, em indivíduos entre 30 e 69 anos de idade, apontam um índice de 7,6%. Tal impacto pode ser avaliado através de dados obtidos de fontes do Ministério da Saúde, delevantamentos regionais e de outras associações:
Dados do Ministério da Saúde (2009) revelam que aproximadamente 63% das amputações não traumáticas em membros inferiores ocorridas no ano de 2008, ocorreram em virtude do Diabetes. 
“O pé diabético é responsável por parcela significativa das internações de pacientes diabéticos, constituindo-se também na maior causa de hospitalizações prolongadasnestes pacientes”. (GAMBA, 1998).
No Brasil, o diabetes mellitus, também é causa importante de amputações de membros inferiores, sendo um considerável fator de incapacidade, invalidez, aposentadoria precoce e mortes evitáveis em paciente diabético (SPICHLER, 1999).
· Diabetes mellitus como o diagnóstico primário de internação hospitalar aparece como a sexta causa frequente e contribui de formasignificativa (30% a 50%) para outras causas como cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, colecistopatias, acidente vascular cerebral e hipertensão arterial; • Pacientes diabéticos representam cerca de:
30% dos pacientes que internam em unidades coronarianas intensivas com dor precordial;
• diabetes é a principal causa de amputação de membros inferiores;
• É também a principal causa decegueira adquirida;
• Cerca de 30% dos pacientes que ingressam em programas de diálises são diabéticos.
Pressão arterial sistólica < 135mmhg Índice de massa corporal 20 – 25kg/m2
A enfermagem está ligada ao processo educativo e deve estimular o paciente em relação ao seu autocuidado. Ter sempre como foco principal os fatores de risco que influenciam os cuidados com os pés, ou seja, asmudanças no estilo de vida do paciente incentivo o cuidados diários com seus pés, representando importante instrumento de estímulo à adesão do paciente ao tratamento do diabetes e consequente cuidado com os pés. 
Concluo que a educação em saúde na prevenção do Pé Diabético repercute de forma positiva, com ganhos para os pacientes, familiares, profissionais de saúde e para o próprio sistema de saúde, poisos custos com educação em saúde são muito menores que custos com um paciente com pé diabético instalado.
 O pé diabético, assim como qualquer outra complicação do Diabetes Mellitus, pode ser facilmente evitável, exigindo do paciente uma atenção especial e rígida aos pés e uma série de cuidados e mudanças no seu estilo de vida, que cabe aos profissionais da saúde orientar, conscientizar e avaliaros pés de seus pacientes.
Pode se observar que os pacientes diabéticos nem sempre seguem as orientações peculiares a sua doença, e que muitas vezes, os profissionais da saúde, esquecem de que, mesmo sem lesão este paciente possui um pé, que necessita de atenção especial, estes dois fatores, unidos, aumentam os riscos de complicações e consequentemente de neuropatias periféricas, denominadas pédiabético, onde o pé do paciente diabético é acometido por deficiência na circulação sanguínea e consequente necrose, necessitando, em alguns casos, de amputação cirúrgica, mutilando o paciente e trazendo ao mesmo, mudanças ainda mais radicais em sua vida.
Trabalhando com pacientes diabéticos faz se perceber, os aumentos diante do alto índice de pacientes que não adotam as medidas necessárias paraevitar complicações nos seus pés recusam ou abandonam o tratamento, mesmo sendo orientados quanto à importância da atenção e do cuidado com os pés. Porém, muitos profissionais da saúde, não examinam os pés de seus pacientes adequadamente e não os orientam sobre a importância do auto-exame, deixam passar despercebidos, sintomas e sinais, que seriam facilmente descobertos com uma avaliação dos...
tracking img