Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Socini
Alunas:Girlaine Alves,Vanessa Stefanie,Gabriela,
Prof.ª:
Tecnico de enfermagem

REVISÃO DE ANATOMIA
O pâncreas é uma glândula anexa ao sistema digestivo, situada junto à parede posterior do abdome e se estende desde o baço até o duodeno. A parte endócrina é formada pelas ilhotas de Langerhans, formadas por dois tipos de células: as betas, produzindo a insulina, e as célulasalfa, produzindo glucagon. Ambos com efeitos antagônicos (contrário) no controle de glicose no sangue, respectivamente diminuindo e aumentando o nível desse monossacarídeo na corrente sanguínea. Essa ação combinada mantém a normalidade da taxa de glicemia, proporcionando um adequado funcionamento do organismo.

REVISÃO DA FISIOLOGIA
A Insulina é secretada pelas células β e sua regulação ébaseada na glicose.
1.ocorre o transporte de glicose para dentro da célula β;
2. metabolismo da glicose ocorre dentro da célula β;
3. ATP (energia) fecha canais de potássio;
4. despolarização das células;
5. abertura dos canais de cálcio voltagem dependentes;
6.entrada de cálcio e aumento da insulina.
Conhecida como hormônio liberador da “fartura” ou da saciedade.
O Glucagon ésecretado pelas células α nas ilhotas de Langerhans no pâncreas. É o hormônio da “inanição”. Tem ação fisiológica de regulação da secreção, ou seja, coordenada para aumentar a concentração de glicose no sangue.

O QUE É DIABETES?
O Diabetes mellitus é um grupo heterogênio de distúrbio caracterizado por uma elevação no nível de glicose no sangue. Normalmente há uma cera quantidade de glicosecirculando no sangue que resulta dos alimentos ingeridos e da formação de glicose pelo fígado. O diabetes é uma doença em que há aumento da glicemia (açúcar no sangue), ocorre porque o pâncreas não produz insulina suficiente ou porque a insulina não age bem no organismo.

COMO SE DESENVOLVE O DIABETES?
Quando nos alimentamos, o pâncreas libera uma quantidade maior de insulina para permitir que aglicose que consumimos durante a refeição sirva como fonte de energia para o organismo, mantendo os níveis de açúcar no sangue normais. A insulina é um hormônio que age transportando a glicose do sangue para dentro da célula, para servir de fonte de energia. Trata-se de um hormônio essencial para a sobrevivência.

DIABETES MELLITUS - TIPO 1
È caracterizado pela destruição das células βpancreáticas produtoras de insulina, levando geralmente a deficiência absoluta de insulina. Embora os fatores que levam á destruição destas células não sejam totalmente compreendidos, em geral se aceita a 7 suscetibilidade genética como uma fator subjacente comum no desenvolvimento do diabetes tipo 1. As pessoas não herdam propriamente o diabetes tipo 1, mas herdam uma predisposição genética, ou tendência,no sentido de desenvolver este tipo de diabetes. Além dos fatores genéticos e imunológicos, estão sendo investigados os fatores ambientais, como vírus ou toxinas, que podem iniciar a destruição da células β, pois a destruição das mesmas resulta em menor produção de insulina, produção livre de glicose pelo fígado e hiperglicemia em jejum, além disso,a glicose derivada do alimento não pode serarmazenada pelo fígado, mas, em seu lugar, permanece na corrente sanguínea e contribui para a hiperglicemia pós prandial (depois das refeições). Quando a concentração de glicose no sangue excede o limiar renal da glicose, comumente de 180 a 200mg/dl, os rins não podem reabsorver a totalidade da glicose filtrada, então a glicose aparece na urina, ela é acompanhada por perda excessiva de líquidos eeletrólitos (diurese osmótica). Este tipo de diabetes comumente se desenvolve durante a infância e adolescência, mas pode acontecer em qualquer idade, os indivíduos geralmente são magros e o inicio dos sintomas é usualmente súbito.

TRATAMENTO
O tratamento deste tipo de diabetes é necessariamente feito com aplicações de injeções de insulina, dieta e exercícios físicos. A quantidade de insulina...
tracking img