Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso da Diabetes

Como pode ser analisado no primeiro caso, uma jovem de 17 anos deu entrada em uma unidade hospitalar com os seguintes sinais e sintomas: taquicardia (pulso 112bat/min), hipotensão PA (95/60mmhg), pois de acordo com os parâmetros de referência para uma pessoa adulta, os valores normais de pressão arterial são de (125/80mmhg a 133/83mmh). Ela também apresentava extremidadesfrias e hálito cetônico, perda de peso, cansaço, impossibilidade de se alimentar de forma adequada, aumento do numero de micções (poliúria) e maior ingestão de líquidos (polidpsia).
Como já sabemos o Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazervárias complicações à saúde, e comumente na diabetes tipo 1. Ela vem seguida dos seguintes sinais e sintomas: poliúria (pessoa urina com frequência), polidipsia (sede aumentada e aumento de ingestão de líquidos), polifagia (apetite aumentado) e perda de peso. Estes sintomas podem se desenvolver bastante rapidamente no tipo 1, particularmente em crianças (semanas ou meses) ou pode ser sutil oucompletamente ausente — assim como pode se desenvolver muito mais lentamente — no tipo 2. No tipo 1 pode haver também perda de peso (apesar da fome aumentada ou normal) e fadiga. Estes sintomas podem também se manifestar na diabetes tipo 2 em pacientes cuja diabetes é mal controlada.
Pelos sintomas descritos pela paciente certamente ela tem diabetes tipo 1 ou insulino-dependente, que afeta pessoasjovens (durante a infância ou no início da vida adulta) levando a dependência de injeções diárias de insulina pela deficiência da sua produção no organismo, conseqüência da destruição parcial das células-beta do pâncreas. A destruição dessas células geralmente está relacionada com alterações do sistema imune pelo contato com microorganismos como x os vírus ou, pela sua degeneração. O tratamentoinicial com as injeções de insulina vai controlar a taxa de glicose no sangue, e neste caso, se essa jovem começasse a utilizar as injeções no momento que foi atendida, sua glicemia seria normalizada. Porém, com o tempo, ela terá estabelecer certos critérios no seu dia-a-dia, pois fatores como altas doses excessivas de insulina ou de antidiabéticos orais, alimentação atrasada, exercícios físicosnão-controlados, monitoramento inadequado da glicemia e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode acarretar numa hipoglicemia.
Porém não poderia apresentar diabetes tipo 2 ou insulina não-dependente pois afeta a população a partir dos 40 anos de idade, estando geralmente associada à obesidade, hipertensão, colesterol alto etc. Neste tipo de diabetes, há uma resistência à insulina pelo organismodevido à perda da eficiência das células-beta e ausência de resposta à insulina das células-alvo, resultando em uma diminuição significativa do número de receptores insulínicos e de sua ativação. Assim sendo, a insulina torna-se ineficaz no transporte de glicose para o meio extracelular. O diabetes tipo 2 é caracterizando de acordo com três anormalidades metabólicas: produção excessiva de glicosepelo fígado; resistência à insulina e; dificuldade com a secreção de insulina.

Coagulação Sanguínea

O soro humano é um líquido separado do sangue ou do plasma sanguíneo, tendo uma composição similar ao plasma, porém não possui o fibrinogênio e outras substâncias que são usadas no processo de coagulação. Pode ser para determinar níveis de cobre, zinco e selênio no corpo e diagnosticar emonitorar certas doenças e estudos nutricionais. Ele se forma através da coleta de sangue feita sem anticoagulante. Depois de coletado, o sangue é deixado em repouso para a formação do coágulo, que será levado à centrífuga e por fim formará o soro através da sedimentação do coágulo. O plasma sanguíneo é a parte líquida do sangue, correspondendo a 55% da constituição deste. Possui proteínas,...
tracking img