Diabetes tipo 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este trabalho tem como pretensão mostrar como a diabetes, principalmente aquele classificado como diabetes tipo I, também chamado de diabetes mellitus insulino-dependente (DMID) afeta a vida do individuo. Bem como conceituar e mostrar como esse é responsável por cerca de 10% de diabetes primários. Geralmente esse tipo de diabetes se desenvolve na infância se manifestando mesmo napuberdade. O paciente que tem diabetes mellitus precisa de diabetes para a sua sobrevida, isso explica o motivo do antigo nome que se dava a essa patologia (Insulino-dependente). Sem uso de insulina esses pacientes desenvolvem graves complicações. Com exames de teste de verificação da glicose dá para verificar as taxas de liberação de insulina e em alguns casoa ate a ausência total da liberação deinsulina.


INTRODUÇÃO
Diabetes é mais comum na população do que se pode imaginar. Alguns indivíduos só descobrem que a doença os acompanham quando os sintomas mais graves já começam a ser perceptíveis. Quando o diagnostico é precoce é possível retardar o aparecimento de suas complicações. Para isso o individuo que tenha diabetes deve adotar um modo de vida mais saudável e regrada. Quando se levaem consideração que a alteração da tolerância a glicose pode aumentar o riso de doença cardiovasculares. Mais uma vez o diagnostico precoce e preciso é o que faz a diferença já que o individuo no inicio pode adotar medidas terapêuticas que podem evitar o aparecimento do diabetes em individuo com baixa tolerância a glicose.Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina. Opâncreas é o órgão responsável pela produção de deste hormônio, que tem uma função bastante simples: aumentar a permeabilidade da membrana plasmática à glicose.
O que é diabetes tipo 1?
É uma doença autoimune que se desenvolve quando o sistema imunológico destrói as células do pâncreas que produz insulina. O sistema imunológico que é responsável pela defesa natural do nosso organismo atua de formacontraria, ele confunde tecido corporal perfeitamente inofensivo e sadio com o invasor, atacando as células normais. No diabetes tipo 1, o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, assim este órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina, por conta disso quem tem diabetes tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.
A insulina é um hormônio produzidopelo pâncreas que desempenha um papel importante no metabolismo. Sem a produção de insulina, o organismo não é capaz de utilizar a glicose dos alimentos. Isso faz com que o nível de açúcar no sangue suba após as refeições.
Sintomas
Os sintomas do diabetes tipo 1 se desenvolvem em um curto período de tempo, de forma rápida, embora a destruição das células betas do pâncreas possam ter seiniciado há alguns anos atrás.
Os sintomas são os seguintes:
* Aumento da sede, ou sede excessiva.
* Aumento do volume urinário ou vontade de urinar várias vezes ao dia e também à noite.
* Fome exagerada.
* Perda de peso, mesmo sentindo mais fome e comendo mais que o habitual.
* Turvação ou embasamento visual.
* Muita fadiga ou cansaço físico.
* Tonturas.
* Desidratação eboca seca.
Geralmente os sintomas acima descritos são os mais comumente observados no início de um quadro de Diabetes tipo1, mas caso o diagnóstico para esta doença demore um pouco para ser feito, pode haver também:
* Infecções repetidas na pele e mucosas.
* Feridas ou machucados que demoram a cicatrizar.
* Dores ou cansaço nas pernas.
* Mau hálito (cheiro de maçãs podres).
*Dor abdominal intensa.
Como é feito o diagnóstico de diabete tipo 1?

Na suspeita de diabetes, o principal exame para confirmar o diagnostico é a dosagem de glicose no sangue, também chamada glicemia. Podem-se encontrar alterações no exame de urina, como presença de glicose que normalmente não é excretada da urina.
No momento, não há nenhum exame preventivo que seja útil para rastrear ou...
tracking img