Diabetes millitus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diabetes mellitus (DM)

O pâncreas produz através de uma secreção exócrina o suco pancreático que entra no duodeno através dos ductos pancreáticos,uma secreção endócrina produz glucagon e insulina que entram no sangue.  A diabete é uma condição na qual o pâncreas deixa de produzir insulina ou as célulasparam de responder à insulina que é produzida, fazendo com que a glicose sanguínea não seja absorvida pelas células do organismo e causando o aumento dos seus níveisna corrente sanguínea.
Quando a insulina produzida pelas células beta pancreáticas torna-se insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvido pelascélulas, o que ocasiona elevação da mesma na corrente sanguínea.
Se as células não recebem glicose, o cérebro sinaliza que está faltando alimento (energia) para ocorpo e ativa os mecanismos de emergência para providenciar esse alimento. Esses mecanismos fazem o fígado produzir glicose e mandá-la para o sangue, além deobrigar o tecido gorduroso a queimar suas reservas para produzir mais energia que movimentará o corpo humano.
Como consequência a glicose vai subir mais ainda, e opaciente começa emagrecer, e sentir fraqueza (pois ao mesmo tempo falta energia, já que a insulina responsável pela absorção da glicose está ausente oudeficiente).  Esses fenômenos levam a pessoa a sentir fome (Polifagia), o que vai aumentar ainda mais os níveis sanguíneos de glicose. A queima de gorduras para produzirenergia gera Corpos Cetônicos, que devem ser eliminados pela respiração, o que ocasiona um hálito com cheiro adocicado (Hálito Cetônico) e pela urina (Cetonuria). 
tracking img