Diabetes mellitus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FISIOLOGIA PREVENTIVA NA SAÚDE ESCOLAR
A fisioterapia preventiva escolar é uma área que precisa ser melhorada e explorada pelos fisioterapeutas.
Nesta área a atenção do profissional devera ser focada na postura , pois uma postura adequada coordena grupos musculares e ligamentos que atuam elevando, mantendo e dando apoio a diversa parte do esqueleto.
A postura ideal e aquela que apresenta ogasto energético mínimo; adequado e eficiente para o propósito desejado e livre de sintomas dolorosos.
As crianças tem se queixado de dores cada vez mais cedo, dores causadas pelo peso excessivo das mochilas e uma ergonomia escolar inadequada levando os alunos em fase de crescimento e desenvolvimento a apresentar alterações posturais.
Os padrões posturais visto em sala de aula demonstram que grandeparte das crianças senta na maior parte do tempo com o tronco flexionado, utilizando a mão sobre o queixo durante os estudos na tentativa de aliviar o peso da cabeça.
Pelo fato de serem crianças, o esqueleto esta em fase de formação sendo assim mais fácil terem deformações. O excesso de peso com as mochilas e a má postura gera um fator causador de lordose lombar, pois altera a linha do quadrilem função do abdômen proeminente.
O emprego de uma postura adequada na infância e a correção de desvios posturais possibilitam bons padrões posturais na vida adulta.
O fisioterapeuta que esteja trabalhando em uma escola deve ser capaz e criativo para trabalhar, tendo um papel de grande importância no diagnostico e tratamento de distúrbios do desenvolvimento, avaliando e identificando problemas.Visando estabelecer a funcionalidade do movimento, trabalhando no sentido de ensinar a criança posturas e movimentos funcionais.

Imagem relacionando o certo e errado de como carregar a mochila nas costas.

Imagem de certo e errado de como sentar em aula.

DIABETES MELLITUS
É uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina ( hormônio produzido pelopâncreas), cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transforma- lá em energia, afim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar, como na sua transformação em outras substancia ( proteína, músculos e gorduras). Sendo uma doença metabólica crônica grave, que tem relação direta com o mecanismo de ação do hormônioinsulina. O pâncreas é um órgão que, além de possuir funções digestivas, também exerce importante função endócrina ao secretar hormônio para o controle metabólicos da glicose, dos lipídios e das proteínas. Formando basicamente por dois tecidos, os ácidos que são responsáveis por secretar sucos digestivos e pancreáticos, e as ilhotas de Langerhans, que possuem células beta (60%), e alfa (25%)edelta (10%) responsáveis por secretar hormônios como a insulina, o glucagon e a samatostatina.
A secreção de insulina é comandada pela concentração de glicose plasmática. Quando atingimos aproximadamente 100mg de glicose por 100ml de sangue, ocorre o estimulo à sua liberação, que vai gradativamente diminuindo conforme a queda da concentração de glicose.
Quando se ingere maior quantidade deenergia na dieta, a insulina e responsável por armazenar o excesso no fígado e nos músculos, em forma de glicogênio, para que o organismo possa utilizá-lo posteriormente como fonte de energia.
Classificação do Diabetes Mellitus
Diabetes Mellitus tipo I: Devido a lesão das células betas do pâncreas, a diabetes mellitus tipo 1 ocorre, por fatos de infecções virais, doenças auto-imunes , alteraçõesemocionais graves ou fatores hereditários que pré-dispõem o individuo à degeneração de suas células pancreáticas secretoras de insulina. Nesse caso, a produção de insulina torna-se diminuindo de inexistente. A ausência ou diminuição de insulina elevará os níveis de glicose plasmático devido à não utilização desse substrato energético pelos tecidos-alvos, pelo transporte reduzido para o tecido...
tracking img